A abertura contou com a participação do produtor cultural e DJ soteropolitano Rogério Bigbross

Cerca de 50 alunos participaram da aula magna do projeto: “Escola de Rock”, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, realizada na escola Municipal Ridalva Correia de Melo na tarde dessa quinta-feira (16). Em sua primeira edição, o projeto é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação (Smed) e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult).

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino fundamental II da escola uma experiência pedagógica inovadora, tendo como base a cultura do Rock. Durante as 10 oficinas que serão ministradas ao longo de um mês, os estudantes vivenciarão todo o processo de produção cultural e terão contato com os bastidores de um festival de rock. No final do curso, acontecerá o Festival Rock na Praça, promovido pelos próprios alunos.

Segundo o técnico da secretaria de Cultura, Gilmar Dantas, a ideia foi bem recebida por professores e despertou o interesse dos alunos da escola. “As oficinas terão uma abordagem multidisciplinar, pois o conhecimento sobre o rock permitirá aos alunos conhecimento sobre história, arte, além de um contato com outro idioma”, explicou.

Para a aluna do 9º ano, Raíssa Andrade, a escola tradicionalmente trabalha temas relacionados à cultura, o que tem incentivado os alunos a aprenderem mais. “É a primeira vez que tenho o contato com a cultura do rock e o tema me motivou a participar do projeto”, salientou a aluna.

A primeira oficina “Vivendo do rock na Bahia”, contou com a participação do produtor cultural e DJ soteropolitano Rogério Bigbross. Ele relata suas experiências na produção cultural de música em Salvador e contou detalhes sobre o cenário da música no país para uma atenta plateia de estudantes. “É muito importante projetos com este, que incentivem a formação de novos produtores que serão os agentes culturais do futuro”, destacou Rogério.

As oficinas acontecerão até o dia 18 de junho e nessa primeira edição a programação será oferecida apenas para os alunos da Escola Ridalva.