Notícia Destaque
Postado em 29 de agosto de 2014 as 18:08:01
Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto -, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades para alertar a população quanto aos problemas ocasionados pelo uso do tabaco. Para lembrar a data, na manhã desta sexta, 29, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas realizou um café da manhã e atividades físicas e de grupo com os usuários do serviço que fazem tratamento para abandonarem o cigarro.“Nosso objetivo foi promover uma atividade descontraída, principalmente com aqueles que já deixaram de fumar e participam do grupo de manutenção e prevenção de recaídas”, lembrou uma das coordenadoras do grupo, Milena Rebouças.
Após quase 50 anos sendo fumantes, as irmãs Izaildes Campos Moreira e Maria Sandra Campos são usuárias do serviço e hoje já estão sem fumar há um ano. “Eu comecei a fumar com 10 anos, mas agora que minha saúde e a da minha irmã não estão boas, resolvemos procurar o serviço e estamos muito felizes. Por isso, vamos continuar participando da oficina de atividade física oferecida pelo Caps”, contou Sandra.
Já Fernanda Vieira Souza fumava há oito anos, mas há um mês parou. Para evitar recaídas, ela resolveu buscar ajuda no serviço. “Eu já consegui parar por quatro meses, mas depois voltei. Por isso, estou buscando o Centro. Hoje foi o meu primeiro dia no serviço e espero parar definitivamente de fumar”, disse.
Atualmente, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Droga conta com três grupos que acompanham uma média de 35 pessoas para tratamento do tabagismo. Cerca de 70% dos usuários que procuram o serviço deixam de fumar; já a taxa nacional é de 34%, segundo o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo. Em Vitória da Conquista, além do centro, as Unidades de Saúde Pedrinhas e o Centro Social Urbano (CSU) também possuem grupos para tratamento de tabagismo.
Combate ao Fumo no Festival de Inverno Bahia – Além das ações educativas, a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) realiza ações de fiscalização referentes à comercialização dos produtos derivados do tabaco e ao cumprimento da Lei nº 12.546/2011 sobre ambientes livres da fumaça tabagística, da propaganda e produto.
Em virtude disso, desde quarta, 27, a Visa vem fiscalizando o espaço de realização do Festival de Inverno Bahia – evento que acontece entre os dias 29 e 31 de agosto. “Essa ação vem sendo realizada desde 2009. Primeiramente, nós realizamos ações educativas e, nos anos seguintes, passamos a fiscalizar o cumprimento da Lei. O evento tem se tornado parceiro da Vigilância, já que, por iniciativa própria, não está permitindo, pelo segundo ano consecutivo, a comercialização de cigarros dentro do evento”, informou a inspetora sanitária, Cristiane Couto.
Além das atividades de fiscalização, durante o Festival, a Visa realizará atividades educativas no estande da Secretaria Municipal de Saúde, que também contará com diversas atividades de prevenção à saúde com as equipes do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas e do Controle de Endemias.