A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente em mais uma edição do Festival de Inverno Bahia, que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Durante os três dias do evento, foram realizadas ações de fiscalização, promoção e prevenção à saúde no estande montado no Parque de Exposições. Além disso, as equipes do Samu 192 garantiram o atendimento das ocorrências durante a festa. Também foi montado um posto de atendimento médico, ao lado do estande.

Quem visitou o estande pôde receber diversas orientações sobre saúde, com as equipes do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), do Centro Psicossocial (Caps), do Controle de Endemias e da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa).

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thatiane Silva, foi um trabalho bastante proveitoso. “Nos três dias do Festival, o estande da Secretaria de Saúde não parou em nenhum instante”, afirmou Thatiane. “Um dos serviços mais procurados foi o do Caav, com as orientações e a distribuição de preservativos masculinos e femininos”, comentou.

Para a secretária municipal de saúde, Ceres Almeida, além das ações realizadas, este foi um momento de grande importância para que a Administração Municipal se aproximasse mais ainda da comunidade. “É preciso que a população veja de perto que estamos trabalhando e melhorando a saúde no município”, afirmou a secretária.

Saúde e segurança garantidas – A participação da Secretaria de Saúde no Festival começou antes mesmo dos três dias do evento. A Vigilância Sanitária realizou a vistoria do Parque de Exposições para garantir a qualidade da água e dos alimentos vendidos no local. Uma capacitação com os comerciantes de alimentos e bebidas foi promovida antes do evento, tudo para garantir a segurança dos participantes. Foi observado também o cumprimento da Lei nº 12. 546, sobre os ambientes livres do tabaco.

Para o público, a presença da Secretaria de Saúde no Festival foi a garantia de que todos poderiam aproveitar o momento de diversão sem preocupações. Foi o caso do comerciante Josenildo Brito, que levou a família para curtir o festival. Ele assegurou: “A gente fica tranquilo sabendo que a nossa saúde e a nossa segurança estão garantidas. E é importante também receber as orientações sobre cuidados com o sexo seguro, principalmente porque a maioria do público aqui é jovem. Está de parabéns!”.