Comunicação - produção de julho a outubro
Postado em 26 de agosto de 2024 as 15:39:42 e atualizado em 22 de outubro de 2024 as 08:27:12
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta sexta-feira (23/08), uma ação comunitária com oferta de serviços socioassistenciais e de saúde para a população em situação de rua, no Centro Cultural Glauber Rocha. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas e foi realizado em alusão a data 19 de agosto, lembrada como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
Além da oferta de serviços e de alimentação, a ação teve o objetivo de levar informações à sociedade sobre a luta por direitos da população em situação de rua. Durante toda a manhã, a população teve o acesso facilitado aos atendimentos das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (SMS), da instituição Lar da Misericórdia e do programa Corra Pro Abraço. Foram ofertados serviços jurídicos e psicossociais, realização de testes rápidos de saúde, orientações para o mercado de trabalho e entrega de kits de higiene e preservativos.
Segundo a coordenadora de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Rozana Menezes, essa foi mais uma estratégia para facilitar o acesso desta população ao serviços e de fortalecer a luta das pessoas que se encontram em situação de rua, a fim de combater as violações de direitos a que estas pessoas normalmente são submetidas. “Esta data é um momento importante para refletirmos sobre os desafios enfrentados por aqueles que estão em situação de rua e para reafirmarmos nosso compromisso com a dignidade, os direitos e a inclusão social dessa população”, afirmou a coordenadora.
Usuário da Casa do Andarilho, E. S., participou da ação e recebeu kits de higiene pessoal. Para ele, essa é uma iniciativa positiva que demonstra que a população não está desamparada. “É a primeira vez que eu venho nesse tipo de ação. Mas, na verdade, pelos equipamentos que eu tenho passado, um ano e seis meses que eu estou aqui em Conquista, tem me atendido suficientemente bem”, relatou.