Educação
Postado em 24 de maio de 2025 as 15:37:53
Na manhã deste sábado (24), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou a abertura oficial da quarta edição do Jogos Estudantis da Rede Municipal de Ensino. Aproximadamente 1.500 alunos de 37 escolas participaram do evento realizado no Estádio Municipal Carlos Murilo Pimentel Mármore (Murilão).
A prefeita Sheila Lemos lembrou a primeira edição dos jogos, que começou pequena, logo após o período de pandemia, e veio crescendo a cada ano. “Começou timidamente e tomou essa proporção. Me emocionei com a quantidade de alunos presentes aqui na cerimônia de abertura, nesta festa maravilhosa, linda”. Segundo ela, a prática esportiva é importante para que o ser humano consiga ter uma vida física e mental mais saudável. “Mais do que competir é um momento de união, de compartilhar, de integração. Só de participar vocês são vencedores. Curtam os jogos, façam amizades, aprendam a desenvolver o espírito de equipe porque são coisas que vocês vão levar para toda a vida”.
- Prefeita Sheila Lemos
- Vice Aloísio Alan
- Secretário Edgard Larry
O vice-prefeito Aloísio Alan reforçou as palavras da gestora: “Os jogos vem crescendo e melhorando a cada ano. O mais importante é participar, fazer amizades, desenvolver a cultura, educação e respeito. Estamos proporcionando ao cidadão, às crianças, a oportunidade de praticar esporte e saúde, porque educação e esporte são muito próximos, às vezes até se misturam. A todos que vão participar, que essa seja mais uma edição especial”.
O secretário da Smed, Edgard Larry, disse que os Jogos Estudantis já estão consolidados na rede, e hoje é dia de celebração, integração e confraternização. “O Governo Municipal, encabeçado pela prefeita Sheila Lemos, sabe a importância de unir o esporte com a educação, porque um complementa o outro, e a Secretaria Municipal de Educação teve esse olhar e cuidado de trazer os Jogos Estudantis para a Rede Municipal de Ensino, sendo hoje um evento que faz parte da nossa grade, um evento de sucesso que agrada aos nossos alunos, pais e professores, um evento que integra toda comunidade escolar”, afirmou Larry.
- Kelvin
- Fanfare Evolution da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro do Distrito de São João da Vitória
- Mascote Calango
Atleta dos jogos na modalidade Futsal, aluno do 8º ano na Escola Municipal Milton de Almeida Santos, Kelvin de Jesus Alves, está pronto para jogar e se divertir. “Quero fazer o que de melhor sabemos e quem sabe ganhar”. Para ele, os jogos ajudam os alunos na escola, “Nos motiva e nos faz ter força de vontade”.
Diretora da Escola Municipalizada Alaor Coutinho, Rackeline Silva dos Santos ressaltou que os Jogos Estudantis são de grande importância para os alunos e para a escola. “Eles ficam motivados com a interação, socialização, com a questão do estímulo para as modalidades esportivas. Tanto no lúdico quanto no pedagógico é muito importante e hoje eles já esperam por este momento, que é único na vida de cada um”.
Aluna do 9º ano da Escola Municipalizada Alaor Coutinho, Yasmin Alves disse que os jogos acabam conectando mais com os esportes. “É o exercício físico, prático, handebol e capoeira, é o momento de conhecer várias pessoas e rever antigos colegas, professores e diretores”.
- Rackeline
- Yasmin
- Emanuele
A aluna do 8º Ano B da Escola Municipalizada Alaor Coutinho participou da abertura com o grupo de coreografia da unidade escolar, Emanuele Mota. “Foi muito bom estar aqui nesse momento. Uma ótima sensação. Ano passado foi muito bom, chorei com a vitória e queremos ganhar novamente”.
Jogos Estudantis 2025 – aproximadamente 4.000 alunos do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) estarão participando nos polos. Considerando a fase classificatória do interclasse, o total chega a cerca de 8 mil alunos.
Ao todo são 37 escolas do Ensino Fundamental II. Mas considerando o EJA e que nas Artes Marciais e Jogos paralímpicos também são incluídos alunos do Ensino Fundamental I, o número de escolas que participam este ano é de aproximadamente 55.
Nos polos as modalidades são futsal masculino e feminino, vôlei e baleado misto, basquete masculino e agora também com o basquete feminino e handebol feminino, tênis de mesa e jogos como xadrez, dama e dominó.
Nos festivais acontecerão as provas do atletismo (corrida 100mts, 200mts, revezamento 4×100 misto, salto em distância, e agora incluindo arremesso de peso e lançamento de dardo); novamente serão disputadas a corrida de rua e as artes marciais Jiu-Jitsu, Judô e agora também a Capoeira.
Já nos Jogos Paradesportivos, que neste ano passam a fazer parte dos Jogos Estudantis, os alunos terão a oportunidade de vivenciar e competir nas modalidades vôlei sentado, golbol, atletismo, tênis de mesa, bocha e jogos adaptados.
- Participação com coreografia na arquibancada
- Alunos com deficiência da EM Milton Almeida Santos realizando apresentação
- Apresentação dos alunos da EM Alaor Coutinho