Notícias
Postado em 9 de abril de 2013 as 22:16:43
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, está realizando a I Semana de Saúde nas Escolas. A programação teve início em março e continua no mês de abril, com ações em diversas escolas municipais. A atividade faz parte do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com Ministério da Educação.
O objetivo é dar início a uma mobilização temática prioritária de saúde, que deverá ser trabalhada ao longo do ano letivo nas unidades de ensino, e investir na formação de bons hábitos desde a infância. Se uma criança cresce em meio a uma vida saudável, a tendência é que se torne um adulto saudável.
O PSE foi instituído pelo Governo Federal desde 2007, mas só agora foi ampliado para adesão de todos os municípios do Brasil. “Esta é nossa primeira atividade, apesar de que em Vitória da Conquista já existe a parceria intersetorial entre saúde e educação, em que são realizadas ações de promoção de saúde, principalmente com foco na saúde bucal dos estudantes”, esclarece a diretora da Atenção Básica, Dayse Matos.
Em Vitória da Conquista, cerca de 60 escolas e creches municipais foram visitadas pelas equipes das unidades de saúde, que desenvolveram atividades de avaliação antropométrica, oftalmológica, verificação da realização do teste do olhinho. Houve ainda ações educativas com temas variados: alimentação saudável, prevenção ao uso de álcool e tabaco e outras drogas, atividade física e ações de saúde bucal.
A Creche Municipal Monteiro Lobato, localizada na Urbis VI, recebeu a visita da equipe da Unidade de Saúde Urbis VI.No local, 350 crianças, com idade entre 3 e 5 anos, passaram por uma avaliação nutricional, com a verificação de peso e altura. Essa ação possibilitou a identificação de crianças com problema de baixo peso ou obesidade. “Com a visita dos profissionais da saúde, nós já identificamos algumas crianças acima do peso, que já foram encaminhas para consulta com médico na unidade. Isso é muito importante, pois sabemos que uma criança obesa é um futuro adulto obeso. Acredito que este programa será muito importante para orientaçãoao cuidado da saúde de cada criança”, ressaltou a diretora da Creche Monteiro Lobato, Selma Kátia Ribeiro Marcílio.
Na Extensão I da Escola Municipal Helena Cristália, localizada no bairro Morada Real, os alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, além da avaliação nutricional, participaram da triagem de acuidade visual, que consiste na identificação de alunos com possíveis problemas oculares.
O médico da equipe II da Unidade de Saúde da Urbis VI, Djalma Igor de Oliveira Gonçalves, acredita que, com o PSE, as crianças terão a oportunidade de entender que a saúde não é só ausência de doença, mas também bem-estar. “Ao longo do programa, nós observaremos as condições nutricionais, visuais e auditivas. Isso é muito importante, pois, se alguns desses fatores tiverem algum tipo de alteração, poderá comprometer o desenvolvimento cognitivo da criança, afetando diretamente o seu aprendizado”, explica Djalma.
A articuladora da Extensão I, Rosangela Santana Santos, acredita que com a integração saúde e educação os alunos só têm a ganhar. “Tudo que vem para agregar é muito importante, porque nossos alunos são muito carentes e muitas vezes os pais trabalham e não têm tempo de levarem seus filhos ao médico”.
Após avaliação das ações desenvolvidas, as unidades de saúde realizarão uma estratégia para acompanhamento da situação de saúde dos alunos de cada escola visitada. “Nós estamos avaliando peso e altura normal para cada faixa etária, isso é muito importante, pois teremos uma noção da real situação de cada criança e assim poderemos ajudar na prevenção de várias doenças que as acometem”, explica a agente comunitária de saúde, Cristiniana Gonçalves.
O próximo passo do PSE é a programação junto à Secretaria Municipal de Educação de atividades que serão desenvolvidas durante o ano em cada uma das escolas visitadas.