A abertura da 4ª edição do Maio Materno foi realizada pela Prefeitura neste sábado (4), no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). A campanha deste ano, que prestigia o dom da maternidade e traz como lema: “O começo de um amor que será eterno”, acontece durante todo o mês e tem como objetivo promover atividades educativas e assistenciais para gestantes e puérperas, além de ações contínuas de planejamento e educação para melhorar a qualidade do pré-natal.

Iniciada em 2022, o Maio Materno busca valorizar os cuidados com as gestantes e puérperas na rede municipal, garantindo uma assistência pré-natal integral. A partir de então, os serviços prestados às mães antes, durante e após a gestação foram ampliados e assegurados, com o apoio intersetorial das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (Semdes), além da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista – Hospital Esaú Matos (FSVC). A iniciativa também faz parte do calendário oficial da cidade, graças à lei sancionada com base em uma proposta do vereador Nildo Freitas.

A prefeita Sheila Lemos esteve presente no lançamento da campanha e saudou as gestantes presentes, destacando o compromisso do poder público com as futuras gerações de conquistenses. “É uma grande alegria ver esse programa surgir durante a nossa gestão. Como mulher e mãe, sei das muitas perguntas e dos mitos que surgem durante a gestação. Há muita informação, mas também desinformação. Portanto, é importante garantir o direito a um pré-natal, a um acompanhamento médico, a uma equipe de saúde. É isso que estamos fazendo desde 2021, por meio do Maio Materno”, destacou a prefeita.

Durante a abertura do evento, também foram prestadas homenagens às gestantes referenciadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e que demonstraram, de maneira exemplar, a busca pelos cuidados necessários ao longo da gravidez.

Uma das participantes homenageadas na cerimônia de abertura foi Camila Molina, que está no nono mês de gestação. Ela ressaltou a importância de conhecer os serviços e a oportunidade de participar de eventos exclusivamente voltados para o período gestacional. “Minha gestação tem sido tranquila e correta porque fiz todos os testes rápidos, exames e ultrassonografias recomendados. Não tive nenhuma complicação e já estou chegando ao final da gestação. Agradeço à equipe pelo cuidado, amor e carinho. Sendo mãe de primeira viagem, tinha muitos medos”, relatou Camila.

Durante todo o dia, as atividades do Maio Materno ofereceram ultrassonografias, oficinas e palestras do curso “Vem Neném”, abordando diversos temas relacionados à gestação, parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e paternidade ativa. As palestras foram ministradas pela equipe do Hospital Esaú Matos. Além disso, foram distribuídos kits maternidade para as participantes e oferecidos outros serviços com o apoio de instituições parceiras, como a Fainor e o Hospital Samur.