Educação
Postado em 1 de novembro de 2024 as 12:04:24
Publicada no Diário Oficial do Município dessa quinta-feira (31), a Resolução de nº 001/2024, que trata da aprovação, pelo Conselho Municipal de Educação (CME), da proposta pedagógica Escola em Tempo Integral, formulada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). O objetivo é promover a educação plena do indivíduo e orientar ações educativas que priorizem o exercício da cidadania e o cultivo dos valores, bem como o desenvolvimento das diversas habilidades e competências para a vida produtiva e solidária, na perspectiva de proteção e inclusão social nas diversas esferas sociais, econômicas e culturais.
De acordo com o secretário Edgard Larry, a proposta representa o compromisso educacional de excelência para a formação integral dos estudantes e tem por finalidade ampliar as possibilidades de aprendizagens através de uma abordagem integradora das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com essa proposta pedagógica, no turno principal, as atividades serão desenvolvidas com as matérias das áreas do conhecimento, de acordo com os componentes curriculares previstos na BNCC, que envolvem as disciplinas de português, matemática, educação física, história, geografia e ciências). Já no turno oposto, os alunos terão atividades lúdicas, esportivas e específicas, respeitando a idade, ano de matrícula, geografia (urbana e rural), quilombola e se tem deficiência, buscando desenvolver habilidades e interesses variados nos alunos.
Estrutura Organizacional
A estrutura organizacional das Escolas em Tempo Integral depende das políticas educacionais locais, das características especificas da instituição e dos recursos disponíveis. Segundo explicou o secretário Edgard Larry, algumas características comuns podem ser identificadas em escolas que já operam em tempo integral, como horário e currículo ampliados, atividades extracurriculares, tempo para refeições, apoio pedagógico, participação da comunidade, equipe multidisciplinar (pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, advogados, assistentes sociais e outros profissionais, trabalhando em conjunto para atender as necessidades educacionais, sociais e emocionais dos alunos), flexibilidade no planejamento curricular, acompanhamento e monitoramento institucional, a
lém de espaços físicos para as diferentes atividades oferecidas. “Todos esses elementos contribuem para criar uma estrutura organizacional que visa proporcionar uma educação mais abrangente e alinhada com as necessidades e interesses dos alunos durante uma jornada escolar mais longa”.
Rede Municipal
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista tem 11 escolas funcionando em tempo integral, sendo 10 no perímetro urbano e uma situada na zona rural. Além dessas escolas, estão em funcionamento, também, 24 centros municipais de educação infantil (Cmeis), um deles situado na zona rural, além de oito creches conveniadas. Em 2023, duas escolas da zona rural, com classes multisseriadas, funcionaram em tempo integral. Em 2024, esse número foi ampliado para seis escolas.