A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Fundação Luís Eduardo Magalhães, realizou na manhã desta terça-feira, na Escola de Formação em Saúde da Família, uma reunião com gestores municipais. O objetivo do encontro foi ampliar a parceria entre os órgãos, com a consolidação de uma equipe intersetorial de Mobilização Contra Dengue.

Márcia Viviane

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Márcia Vivianede Araújo Sampaio, falou do empenho de todos para o controle da dengue no município. “Graças aos esforços das equipes municipal, estadual e da fundação, nós saímos da lista dos municípios com risco eminente de epidemia da dengue”, ressaltou Viviane.

Em Vitória da Conquista, o Programa de Controle de Endemias está vigilante e conta com o apoio dos técnicos da Rede Municipal de Saúde e das demais secretarias, como Serviços Públicos, Agricultura e Educação. “Vale destacar que, este ano, nós também contamos com a parceria efetiva da Secretaria Estadual de Saúde, que, por meio Fundação, nos orientou na execução de nossas ações” destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Mônica Achy.

Mirtes Rener

A mobilizadora social da Fundação, Mirtes Rener, falou da importância do envolvimento das outras secretarias nas ações de combate à dengue. “Nós podemos fortalecer ainda mais nossas ações no município, se contarmos com a presença de todas as secretarias na equipe intersetorial”, salientou Mirtes.

Após a apresentação da coordenadora de Endemias, Poliana Gusmão, sobre o trabalho de mobilização realizado em 2012, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, lembrou a todos a importância da participação da comunidade. “Fico feliz quando vejo o êxito de um trabalho como esse, que conta com tantas parcerias e que, principalmente, tem a comunidade participando diretamente em cada uma das ações planejadas. Acredito que, dessa forma, conseguiremos avançar no combate à dengue”, ressaltou o secretário.

Números da Dengue: Até o dia 26 de março, foram notificados em Vitória da Conquista 202 casos suspeitos, destes 43 foram confirmados, 37 foram negativos e 122 aguardam resultado.