Promover autoconhecimento, habilidades sociais e equilíbrio emocional dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) é o que pretende o projeto de arteterapia, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).

Nesta quinta, 21, mais uma turma do projeto teve início, e os participantes estarão aprendendo, durante quatro encontros, a usar a escrita e a pintura como terapia. Para essa ação, o projeto reuniu quase 20 participantes.

Segundo a psicóloga e ministrante do curso, Jamília Brito, esses encontros servem para tratar as experiências traumáticas. “Através da escrita e da pintura, vamos auxiliá-los a elaborar a situação negativa que eles vivenciaram e buscar reconstruir a própria vida”, observou.

Esses participantes recebem tratamento contra o alcoolismo no Caps AD, onde participam de encontros semanais. Um dos grupos mantidos pelo Caps AD é o Renascer, formado por aqueles que estão em abstinência há, no mínimo, seis meses. Como é o caso de Agnaldo Salgado, 42, atendido há sete meses pelo serviço. “Foi bom demais. Estou procurando uma coisa dessa mesmo para melhorar cada vez mais, pois, depois que entrei no Caps, está dando tudo certo”, avaliou.

Reinserção social – Para a assistente social do Caps AD, Eliete Carvalho, além do autoconhecimento, essa ação serve para reinserção. “Eles têm a perspectiva de reinserção social, muitos já conseguiram voltar ao convívio com a família. Essas oficinas, pra eles, são importantes porque a gente trabalha muito a possibilidade de conhecer outros mecanismos, de se abrir para outras visões e isso aqui é fundamental”.

Roberto dos Anjos, 61, é um dos beneficiados pelas ações do Caps AD e que, aos poucos, tem conseguido se reinserir na sociedade. “Estava numa situação de rua e quem me acolheu foi o Caps. Sou atendido há dois anos e, neste período, tive uma recaída. Tem 10 meses que cheguei todo inchado, quase morto. Hoje, estou bem graças a ajuda do Caps que tem levantado minha vida”, relatou.

Os próximos encontros da Oficina de Arteterapia serão nos dias 28 de setembro, 5 e 19 de outubro, também na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda.