A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta quinta-feira (11) mais um encontro de formação para coordenadores, diretores e professores da educação infantil que trabalham com crianças de cinco anos de idade. A iniciativa acontece em parceria com a editora Moderna, responsável pela produção do livro Buriti Mirim, adotado pela Smed.

A representante da editora Moderna e palestrante, Carolina Ribeiro, disse que a formação é na perspectiva de desafios e possibilidades do ensino remoto nesta modalidade. “Trazemos algumas potencialidades, exemplaridades, no sentido de colaborar com este processo de encerramento de ano letivo, já de início para outro, numa perspectiva de sair do distanciamento para o retorno presencial”. Para ela, haverá uma junção do ensino presencial com remoto. “A educação infantil lida com crianças. Além de estudantes, são crianças e elas precisam de todo este apoio, de todo este fortalecimento desse vínculo criado com a família, e este processo vai continuar independente de retornarmos aos espaços escolares de forma presencial”.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação Infantil, Cláudia Jardim, informa que esta formação acontece mensalmente com toda equipe da educação infantil – pela manhã com os diretores e coordenadores e a tarde com os professores. “Este encontro serve para orientar as atividades, todo trabalho que é desenvolvido com as crianças”, informou. Ela acrescentou que os coordenadores do núcleo fazem a formação com os demais professores de 2 a 4 anos.

Para a coordenadora da Creche União e Força, Karla Fernandes, é muito importante participar dos eventos promovidos pela Smed. “Recebemos novas informações, interagimos com os colegas. Eu mesmo gosto muito, participo de todos. Cada evento é um aprendizado novo”. Para ela, esta parceria é muito importante. “Os livros são muito ricos, trazem assuntos interessantes, que nós trabalhamos diariamente com as crianças”.