Com a realização do Dia D da Saúde do Homem, nesta quarta-feira (13), no Cemae, a Prefeitura de Vitória da Conquista disponibilizou uma série de serviços ao público masculino, tradicionalmente pouco afeito aos cuidados com a própria saúde. Entre as opções, havia consultas com proctologista, urologista, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), eletrocardiograma, atendimento odontológico, vacinação, orientações sobre saúde mental e atividades educativas.

Trata-se de parte da campanha Novembro Azul, integrando a programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no mês de prevenção contra o câncer de próstata e as condições crônicas não transmissíveis, como a diabetes e a hipertensão. Para além do Dia D, as ações acontecem durante todo o mês nas unidades de saúde e nos serviços da SMS. O objetivo é sensibilizar os homens para que passem a dedicar mais atenção ao autocuidado.

“A sensibilização deve acontecer durante todo o ano”, orienta a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron. “Nós sabemos que a mulher é mais sensível à questão do autocuidado. Já a população masculina, muitas vezes, acaba deixando um pouco de lado o seu autocuidado. E foi por isso que nós pensamos em realizar essa ação do dia D do Novembro Azul justamente no período noturno, depois do trabalho”, acrescentou.

‘O que está em jogo é a saúde’

O motoboy Jair Pereira Rosa, 36 anos, soube do Dia D por meio das redes sociais e aproveitou a programação para se consultar com o urologista. “Uma consulta com um urologista custa 300 reais. E, aqui, eu faço de graça. Isso é bom demais, graças a Deus”, comemorou. “Isso ajuda muito e dá mais um gás para as pessoas terem o interesse em vir para cá”, afirmou.

Outro que optou por cuidar da saúde foi o servidor público Davi Ribeiro Vieira, 57 anos, que considerou “muito oportuna” a programação organizada pela SMS. “Muitas vezes, os homens não se submetem a certos testes ou exames, até por desconhecer, e por terem também uma ausência de oportunidades como esta, porque muitos trabalham no seu horário diário”, analisou Davi.

“Vivemos um momento em que temos de desprezar aquela máxima do preconceito. O que está em jogo é a saúde. Até porque existe um ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar”, ensinou o servidor.

Deixando o preconceito de lado

O urologista Alan Pascoal, um dos profissionais que trabalharam no Dia D, reforçou as orientações sobre a necessidade de que os homens se atentem para os perigos do câncer de próstata. “Nós sabemos que o câncer de próstata é uma doença extremamente prevalente”, explicou.

“É uma doença que, infelizmente, tem ceifado a vida de muitos homens, em razão, principalmente, do preconceito”, complementou Pascoal. “Todos os homens acima dos 45 anos devem fazer o seu exame de próstata, que é preventivo. Não deixe de fazer a prevenção anual. Vamos deixar o preconceito de lado e cuidar da nossa saúde”, orientou o médico.

Alan Pascoal, médico urologista

Câncer de próstata

Este ano, a campanha também traz uma importante atualização sobre as práticas de rastreamento do câncer de próstata. A nota técnica Nº 9/2023-COSAH/CGACI/DGCI/SAPS/MS, emitida pelo Ministério da Saúde, reitera que o PSA (antígeno prostático específico) não deve ser utilizado como ferramenta de rastreamento populacional do câncer de próstata, recomendando que sua aplicação seja restrita a casos específicos, com avaliação individualizada pelo médico, levando em consideração o histórico familiar e outros fatores de risco. Isso ressalta a necessidade de uma abordagem criteriosa e baseada em evidências na prevenção ao câncer de próstata.

Diabetes e hipertensão

A diabetes, junto com a hipertensão, é uma das condições crônicas mais prevalentes e silenciosas. Ambas são responsáveis por graves complicações que afetam a qualidade de vida e podem levar a desfechos desfavoráveis. O Novembro Azul, ao focar na saúde integral do homem, reforça a importância de uma detecção precoce, especialmente através de exames de rotina e orientações de mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, prática de atividade física e controle do estresse.