Orientar os servidores municipais sobre as noções básicas de Primeiros Socorros, bem como capacitá-los para o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Foi com esses objetivos que o Governo Municipal, por meio da Coordenação de Gestão de Pessoas – vinculada à Secretaria de Administração –, promoveu nesta semana um curso sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros.

A atividade, que aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, foi realizada em parceria com o Serviço Móvel de Urgência (Samu 192). Durante o curso, 20 servidores de diversos setores do Governo Municipal aprenderam a como agir diante de situações de emergência, como uma parada respiratória ou cardíaca.

Marcelo Rocha

“O intuito do curso é oferecer aos servidores uma maior segurança durante sua permanência no trabalho e apresentar o desfibrilador, que vai permitir uma intervenção mais eficaz em caso de parada cardíaca”, explicou o técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Marcelo Rocha.

Adelício Galvão, durante simulação do atendimento

“Hoje, o Desfibrilador Externo Automático é considerado o equipamento mais importante para prestar socorro. Ele pode ser manuseado por qualquer pessoa, já que é autoinstrutivo”, explicou o enfermeiro do Samu 192, Adelício Galvão, que ministrou o curso com a coordenadora de Enfermagem do serviço, Taiane Tigre.

Adelino Morais

O servidor Adelino Morais, que trabalha na Zeladoria da Prefeitura, afirmou que com este curso e a aquisição do DEA todos os servidores e o público que frequenta a sede do Governo contarão com uma maior segurança. “Este curso foi de extrema importância para a nossa segurança. Saio daqui mais confiante para agir numa situação de emergência”, assegurou.