No dia 26 de julho, sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizará atividades especiais sobre a importância da prevenção do acidente de trabalho. A iniciativa acontecerá para lembrar o Dia Nacional de Prevenção do Acidente de Trabalho – 27 de julho. A data marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de cem funcionários, instituído em 1972.

A programação conta com a divulgação de informações e orientações sobre a prevenção do acidente de trabalho, na Praça 9 de Novembro, das 8 às 12h. O mesmo acontecerá no turno da tarde, nos canteiros de obras de empresas de construção civil. No dia 8 de agosto, a partir das 8h, será realizada uma Audiência Especial na Câmara de Vereadores sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.

Em 2012, o Cerest notificou 354 acidentes de trabalho graves, e até o mês de junho de 2013 foram notificados 91. O serviço presta assistência especializada a funcionários acometidos por doenças e acidentes relacionados ao trabalho, realiza ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador, por meio da prevenção e vigilância. São atendidos trabalhadores encaminhados pela rede básica de saúde, trabalhador formal dos setores públicos e privados, trabalhador autônomo, informal, trabalhador desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho. Funciona na Rua Joaquim Hortélio, 114, Bairro Recreio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Classificação de acidente de trabalho: Segundo o artigo 19 da Lei Nº 8.213/1991, acidente do trabalho “é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Para a Previdência Social, também são considerados como acidentes do trabalho os ocorridos no trajeto entre a residência e o local de; doença profissional, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade; e doença do trabalho, adquirida ou desencadeada em função de condições especiais.