Neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia mais uma campanha, desta vez voltada para a saúde do homem, com a intensificação das ações de prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

Ao longo deste mês de Campanha do Novembro Azul, as equipes das unidades de saúde e EMulti promoverão atividades voltadas à saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados e prevenção às doenças que atingem a população masculina, incentivando que busquem atendimento nas unidades de referência do seu bairro.

Todo público masculino é convidado a participar das ações, que contarão com uma programação diversificada com sala de espera com orientações sobre os cuidados preventivos contra o câncer de próstata, práticas corporais, palestras sobre o uso do tabaco e álcool, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, roda de conversas, higienização bucal, além de ações educativas de combate à violência contra a mulher, também como parte da Campanha Municipal dos 21 dias de Ativismo.

Ao contrário dos anos anteriores, o Ministério da Saúde afirmou que não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para o balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Mas, caso o homem deseje realizar esses exames, a decisão deve ser compartilhada após avaliação do profissional de saúde.

Confira a programação dos dias de mobilização nas unidades de saúde do município:

11 de novembro – Unidades de Saúde: Jardim Valéria I e II

15 de novembro – Unidades de Saúde: Capinal

18 de novembro – Unidades de Saúde: Cercadinho, Patagônia, Lagoa das Flores II, Nelson Barros (bairro Kadija), Hugo de Castro (bairro Guarani) e CAE II Rural.

20 de novembro – USF Inhobim (equipe I)

22 de novembro – USF Dr. Admário Santos (bairro Brasil)

25 de novembro – Unidades de Saúde: Veredinha, Dantelândia, Vila Serrana, Lagoa das Flores I, Jardim Valéria III, Conveima, João Melo Filho (bairro Ibirapuera), Miro Cairo, Ypê, Roseira, Vila América, Nestor Guimarães (bairro Jurema), Recanto das Águas e Limeira.

26 de novembro – USF Inhobim (equipe II)

Sobre o câncer de próstata – No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano, para o triênio 2023-2025. A idade é o principal fator de risco para este tipo de câncer, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, ou que tenha histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. O SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).