Gestão e Inovação
Postado em 14 de abril de 2014 as 17:42:49
A ação ocorrerá durante três dias no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), das 8h às 17h
Começou nesta segunda, 14, e seguirá até a próxima quarta-feira, 16, mais uma Ação de Acolhimento aos servidores que terão os contratos rescindidos em virtude do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Governo Municipal e o Ministério Público Estadual. Durante esses três dias, a Secretaria Municipal de Administração estará promovendo um encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), das 8h às 17h.
Conforme o secretário municipal de Administração, Valdemir Dias, a proposta da ação é reunir parceiros para prestar esclarecimentos e informar aos servidores sobre cursos de encaminhamento profissional para o mercado de trabalho. “Em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, vários profissionais estão sendo disponibilizados para o mercado de trabalho. Em virtude disso, é uma preocupação do Governo Municipal fazer o encaminhamento dessas pessoas que, ao longo desses anos, prestaram um bom serviço à Prefeitura”, reiterou o gestor.
No primeiro dia da Ação de Acolhimento, os servidores participaram, inicialmente, da palestra “Quero ser um Microempreendedor Individual”, ministrada pelo representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sérgio Gomes. Segundo o palestrante, o Microempreendedor Individual – pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário – representa hoje uma crescente oportunidade. “Esse é o maior tipo de negócio que está surgindo no estado. Aqui na região, há cerca de 30 mil microempreendedores individuais”, contou.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituição também parceira da Prefeitura, prestou esclarecimentos sobre cursos profissionalizantes. Com 18 anos de atuação em Vitória da Conquista, o Serviço oferece cursos como os de informática, moda, cabeleireiro e de aperfeiçoamento. “O Senac está à disposição de todos vocês para que possam se qualificar”, certificou a gerente da Unidade Operativa do Senac em Vitória da Conquista, Gigiane Ferraz.
Para a educadora social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Edna Cristina de Souza, a Ação de Acolhimento vai contribuir muito com os servidores que terão os contratos rescindidos. “Isso mostra a sensibilidade da Prefeitura; é muito positivo, pois uma capacitação ou um empréstimo poderá ajudar bastante”, enfatizou a participante.
Ainda durante a abertura da Ação de Acolhimento, os servidores obtiveram informações sobre o Qualifica Conquista, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e sobre o Microcrédito. Na ocasião, estiveram presentes o coordenador de Gestão de Pessoas, Gustavo Leão, a coordenadora do Pronatec, Kelly Barreto, a gerente municipal de Qualificação Profissional, Vera Lúcia Souza e representantes do Banco do Brasil, do Sicoob Credcoop e da Caixa Econômica Federal.
Durante o turno vespertino, todas as instituições parceiras da Prefeitura farão ainda atendimentos específicos aos servidores e oficinas.