De 4 a 8 de dezembro, a Prefeitura Municipal promove a 8ª edição da Semana do Bebê, com a temática “Nascer – do despertar para a vida aos direitos sociais na primeira infância”. No evento de abertura, que acontece nesta segunda-feira (4), às 16h, no Hospital Esaú Matos, será entregue a Chave da Cidade ao ou à Bebê Prefeito (a) 2023-2024.

Como uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para assegurar que crianças de até seis anos tenham a atenção adequada, a Semana do Bebê faz parte do calendário de Vitória da Conquista, por meio do Decreto nº 19.951, de 2 de dezembro de 2019. A atividade também é realizada com ações intersetoriais entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Rede Cegonha.

Na edição de 2023, a programação visa promover atividades com temas voltados para o puerpério e um olhar com a saúde mental; nutrição na gestão e puerpério; direitos à educação na primeira infância, com estratégias da Primeira Infância Antirracista (Pia); e direitos sociais na primeira infância. Além disso, a programação também contemplará palestras, rodas de conversa, dinâmicas, sorteios e distribuição de brindes, formação de servidores, apresentações culturais, pesagem de crianças e imunização.

A programação será distribuída entre o auditório do Hospital Esaú Matos, a ala pediátrica da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, o CRAS 1 Bruno Bacelar, CRAS 2 Vila América, a Subprefeitura de José Gonçalves, UTI da FSVC, CRAS 6 Nova Cidade (Sede), Escola Municipal Santa Rita de Cássia do Periperi e Sala do GTH (FSVC). Além disso, irá acontecer no alojamento Canguru (FSVC), CRAS 4 Jardim Valéria, CRAS 3 Pedrinhas e CRAS 8 Miro Cairo.

Os servidores da rede municipal também passarão por uma formação on-line, pela plataforma Meet. Na quinta-feira (7), às 14h30, a Oficial da Primeira Infância do Unicef Brasil, Maíra Souza, ministrará uma live sobre a Primeira Infância Antirracista (PIA), atráves do canal oficial da Prefeitura no site Youtube.

A programação da 8ª Semana do Bebê segue abaixo: