Todos os anos, no mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), por meio do Banco de Leite Humano e do Hospital Municipal Esaú Matos, realizam a campanha Agosto Dourado com ações de incentivo e apoio ao aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida da criança.

Neste ano, o tema da campanha é: “Fortalecer a amamentação, educando e apoiando”. Além das ações de incentivo à amamentação para as mães, a campanha traz mais uma novidade: a 1ª edição da Semana de Valorização da Paternidade, com o objetivo é promover atividades para os pais, incentivado e mostrando a importância da participação ativa da figura paterna no cuidado com os seus filhos, sendo um processo que contribui para o bem-estar de toda a família.

A mobilização será entre os dia 16 e 20 de agosto, como uma extensa programação, ao longo de toda a semana, nas unidades de saúde, Cras, escolas municipais, Caps, Caav e nos territórios. Todas as atividades estão sendo planejadas pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e pala Fundação Pública de Saúde.

O envolvimento do pai nas atividades ligadas à saúde, educação, socialização e lazer tem uma repercussão positiva na redução de vários indicadores que são desfavoráveis para o desenvolvimento da criança. “Na saúde, por exemplo, buscamos promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, no momento do parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança, que impactam na morbimortalidade materna e infantil”, explicou a coordenadora das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Gislany Fontes, uma das organizadoras da semana.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 16 de agosto na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) e a comunidade é convidada a participar. A programação completa da Semana de Valorização da Paternidade pode ser conferida aqui.