Durante a décima edição do Festival de Inverno Bahia, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ações de fiscalização, promoção e prevenção à saúde no estande e no posto onde a equipe de médicos e técnicos de enfermagem garantiu o atendimento das ocorrências durante os três dias do evento. O Festival foi realizado entre os dias 29 e 31 de agosto no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

No estande da Prefeitura, a público participou de jogos educativos sobre os malefícios do cigarro e da bebida. Também participaram de ações de orientação sobre a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e sobre a dengue. As atividades foram promovidas pela equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), do Centro Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD), do Controle de Endemias e da Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa).

Mônica Achy

“O objetivo dessa ação é aproveitar o evento para lembrar que todos podem e devem se divertir sem cometer excessos. Na oportunidade, também informamos sobre a importância do uso do preservativo e do combate à dengue”, informou a diretora de Vigilância à Saúde, Mônica Achy. Além das ações educativas, o Caav distribuiu preservativos para os participantes do evento.

No posto de saúde, localizado próximo ao palco principal, o público também contou com atendimento e uma estrutura composta por sete leitos, técnicos de enfermagem, médicos, além do suporte de uma ambulância para os casos de transferências para hospitais.

Mais ações preventivas – Antes do início do Festival de Inverno Bahia, o Governo Municipal também promoveu uma capacitação para os expositores de alimentos e bebidas que trabalharam no evento. A ação foi promovida pela Visa para garantir a segurança alimentar do público.

Carlos Antônio

Na ocasião, foram fiscalizadas as condições de higiene, da qualidade da água e do cumprimento da Lei nº 12. 546, referente aos ambientes livres de tabaco. “Nós realizamos a fiscalização prévia da estrutura do evento e, durante o Festival, fiscalizamos individualmente cada ponto comercial. O principal objetivo dessa ação é garantir um ambiente saudável para todos os participantes”, explicou o inspetor sanitário, Carlos Antônio Menezes.