Visando apoiar iniciativas que zelam pela segurança dos cidadãos de Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal participou da entrega de três viaturas ao 9º Batalhão Polícia Militar. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e com os empresários da construção civil, por meio do Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon – BA). A cerimônia que selou o ato aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 14, e contou com a presença de autoridades públicas e membros do empresariado local.

A ação partiu de uma iniciativa do Governo Municipal em solicitar o apoio de construtoras da cidade para a implantação de uma Base da PM nas proximidades dos bairros Bruno Bacelar e Nossa Senhora Aparecida. Em um segundo momento, a Polícia solicitou que o investimento fosse revertido na aquisição das viaturas. Dessa forma, três novos veículos passaram a integrar a frota da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de modo a fortalecer a segurança pública.

Tenente-coronel Ivanildo Silva

As novas viaturas devem começar a atuar de imediato, atendendo ao lado oeste da cidade, conforme explica o comandante do 9º Batalhão, tentente-coronel Ivanildo da Silva. Ele comemora a participação conjunta das esferas pública e privada para a concretização deste momento, fazendo alusão ao Artigo 144 da Constituição Federal, que prega que a segurança pública é um dever do Estado, mas um direito e uma responsabilidade de todos. “A gente tem buscado essas melhorias para o nosso policial, para que ele possa desenvolver um papel cada dia melhor dentro da nossa sociedade”, afirmou.

Gildásio Silveira, secretário de Administração

Na cerimônia de entrega das viaturas, o secretário de Administração, Gildásio Silveira, representou o prefeito Guilherme Menezes. Para o Governo Municipal, essa será mais uma ferramenta que vai favorecer o atendimento das comunidades periféricas. “Essa é uma ação integrada entre a Polícia Militar, o Conselho de Segurança e a Prefeitura Municipal, que vem empenhando todos os esforços para materializar iniciativas que venham a favorecer a segurança pública. São mais viaturas e mais possibilidades de ações rápidas e efetivas, principalmente nas localidades mais distantes”, expressou o secretário.

Luciano Bonfim, delegado regional do Sinduscon

Cinco construtoras de Vitória da Conquista atenderam a solicitação da Prefeitura e colaboraram com esse feito. O empresário e delegado regional do Sinduscon em Vitória da Conquista, Luciano Bomfim, ressaltou a alegria em contribuir com a segurança da cidade. Para ele, essa atitude é uma espécie de relação de troca: “O cidadão daqui é o nosso cliente, ele compra unidades, apartamentos, casas e terrenos em nossas empresas, então nós estamos retornando para ele um pouco do que ele já ofereceu para a gente. É uma contrapartida nossa para o nosso cidadão e cliente”.