Recolher o lixo, varrer as ruas da cidade e zelar pela limpeza dos ambientes públicos são algumas das funções do gari. Por conta do seu papel extremamente importante para o dia a dia da população, e aproveitando o ensejo do Dia do Gari, esses profissionais foram homenageados em audiência na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, na noite dessa terça-feira, 5. Autoridades públicas e representantes de instituições da área estiveram presentes, parabenizando os trabalhadores e levantando alternativas para a constante melhoria das suas condições de trabalho.

Gildásio Silveira

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, sugeriu uma reflexão acerca do momento atual vivido por Vitória da Conquista. São cerca de 300 toneladas de lixo recolhidas todos os dias na cidade, que conta com o um aterro sanitário exemplar e erradicou a prática do trabalho infantil nos lixões. “A Prefeitura se sente honrada em participar de uma cerimônia dedicada a essas pessoas, que cumprem com suas tarefas no dia a dia e fazem com que a cidade tenha um aspecto melhor. Os nossos servidores têm a cabeça erguida, porque são reconhecidos diariamente por aquilo que fazem”, assegurou.

Gilzete Moreira homenageando Antônio Bomfim

Nesse sentido, o autor do requerimento da audiência pública, o vereador Gilzete Moreira, destacou a atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) na trajetória de luta e representação dessa classe. Além disso, ele destacou o privilégio em realizar essa justa homenagem. “Nós não podemos ficar despercebidos desse povo que tanto serve a nossa cidade. Nós ficamos contentes por vermos neles a alegria por serem valorizados, considerados e respeitados”, afirmou. Sobre o papel da Administração Municipal nesse processo, o vereador completou: “Hoje a realidade de Vitória da Conquista é outra, a Prefeitura tem feito um trabalho de excelência com os garis”.

Hamilton Moreira

Representando o secretário municipal de Serviços Públicos, Élvio Dourado, o coordenador Municipal de Serviços Básicos, Hamilton Moreira, expressou a gratidão em fazer parte do momento. “Parabenizamos vocês, profissionais da limpeza, por dignificarem todos os dias a nossa cidade”, disse.Já o gerente regional da Torre Empreendimentos, empresa que executa os serviços de coleta de lixo e varrição da cidade, Paulo Campos, ressaltou a felicidade em zelar pela limpeza pública de Vitória da Conquista. Apesar de ser um trabalho difícil, ele reconhece que também é bastante recompensador: “Temos a grata felicidade em ouvir que o nosso serviço satisfaz. Avançamos muito ao longo dos anos e queremos continuar a crescer”.

Trabalhando como agente de limpeza há 19 anos, Antônio Bomfim demonstrou a alegria em se sentir valorizado durante a homenagem a sua função. “Eu já passei até fome, mas Deus me deu forças, me ajudou e me deu esse trabalho. Eu me sinto bem, limpo a cidade, pra mim é bom ver o bairro limpo”, revelou.