Neste dia 15 de maio, é comemorado em todo Brasil o Dia do Assistente Social, profissional que conhece as necessidades da população e dos territórios em que as pessoas vivem. E que junto com elas, de forma organizada e coletiva, trabalha em defesa da garantia e ampliação de direitos e de políticas públicas.

Neste momento de pandemia da Covid-19, os assistentes sociais estão na linha de frente prestando atendimento à população, buscando ampliar o acesso aos direitos sociais e às políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da proteção social das populações que mais necessitam, atuando em diversas áreas como Assistência Social, Saúde e Educação.

Nesses serviços, o assistente social compõe as equipes multiprofissionais, sendo responsável por conhecer e transmitir a realidade socioeconômica e cultural dos pacientes/usuários e familiares, mostrando suas vulnerabilidades sociais e econômicas. Neste momento de pandemia, nas unidades de atendimento da Assistência Social, eles trabalham com orientações para acesso a direitos e sensibilização, explicando os riscos da infecção pela Covid-19 e como o usuário deve proceder casa tenha algum sintoma.

Em Vitória da Conquista, a Prefeitura conta com 67 profissionais atuantes, sendo 45 na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), atendendo ao público e contribuindo para a garantia do fortalecimento da cidadania. Além disso, contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e orientações sociais à população atendida.

Por isso, neste dia, a Prefeitura parabeniza a todos pelo trabalho diário e por sua essencialidade neste momento de crise ocasionada pela Covid-19.