Moradores do bairro Santa Cruz são beneficiados em ação comunitária

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou no bairro Santa Cruz, nesta terça-feira (27), uma ação integrada com oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da Política de Habitação de Interesse Social e da Ouvidoria Municipal, além de encaminhamento para o atendimento médico na Unidade de Saúde da Família do bairro. A ação foi organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bruno Bacelar, unidade responsável pelo território.

De acordo com a gerente do Cras Bruno Bacelar, Adriana Marinho, essa ação é uma das estratégias para facilitar o acesso da população aos serviços básicos, alcançando principalmente a população com mais vulnerabilidade social. “Existe uma demanda alta nessa comunidade, então a gente articulou essa ação comunitária visando garantir o acesso aos serviços essenciais mais perto da comunidade. O nosso objetivo maior é garantir os direitos dos usuários”, explicou a gerente Adriana Marinho.

Moradora do Santa Cruz há 30 anos, Maria da Glória Novais contribuiu com a equipe do Cras com a mobilização da comunidade. Segundo ela, existe uma demanda alta dos serviços entre os moradores e que esse tipo de ação precisa ser realizada com frequência. “As pessoas estão ocupadas com trabalhos que são essenciais no dia a dia e não sobra tempo na correria de hoje. Então ter esses serviços integrados na porta de casa é uma benção, porque são serviços essenciais mesmo. Aqui tem muitas famílias que são necessitadas desse trabalho. Nossa, é de grande importância, com certeza!”, relatou dona Maria.

Um dos beneficiados com os serviços foi o morador Ricardo Mascarenhas, que reside há 27 anos no bairro Santa Cruz. Ele conseguiu atualizar o Cadastro Único e comemorou a realização da ação em seu bairro. “É ótimo, porque a gente está precisando. É importante ter esses serviços aqui, sim”, afirmou Ricardo.