Nos dias 11 e 12 de agosto, Vitória da Conquista sediou a 25ª etapa da Gincana do Caminhoneiro, realizada no Posto São Jorge, às margens do km 840 da BR 116. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou aos caminhoneiros serviços como: testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade e sobre a Covid-19, além da vacinação contra sarampo para pessoas entre 20 e 49 anos.

“O serviço é importante, pois a gente não tem tempo de ir ao posto e, às vezes a cidade, não comporta o nosso caminhão para ir procurar vacinação ou atendimento médico”, disse o caminhoneiro Josenei de Oliveira, que pernoitou no posto.

Para a coordenadora de Vacinação, Camila Alves, a ação foi satisfatória: “é bem interessante essa gincana com diversos serviços da saúde. O movimento foi proveitoso e, de acordo com a faixa etária da campanha contra sarampo, conseguimos vacinar um número bom”.

A Gincana do Caminhoneiro é realizada pela iniciativa privada em vários municípios brasileiros e envolve atendimento de saúde, entretenimento e conscientização. Uma das ações executadas em Conquista incluiu também um momento em que o caminhoneiro é convidado a colocar em prática os ensinamentos recebidos no evento. Com o auxílio de um instrutor, ele vai para uma pista montada na arena dar uma volta num caminhão e vivenciar os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus, recebendo indicações de como fazer a sua higienização pessoal e também da boléia.

“Os caminhoneiros são essenciais e precisamos incentivá-los a cuidar da saúde e a gincana traz esse apoio da Prefeitura local para dar essa assistência de saúde para eles”, declarou o coordenador da equipe, Alexandre Melchior.

Daqui, a Gincana do Caminhoneiro segue para Poções e passará por mais duas cidades baianas ainda no mês de agosto.