O cronograma das aulas é de três meses

Desde terça-feira (16), cerca de 40 pessoas de várias idades participam de oficinas de dança e pintura no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEUs, que teve o nome mudado para Pracinha da Cultura J. Murilo, por decisão do Governo Federal). As oficinas são oferecidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).

As aulas de dança contemporânea acontecem às segundas e quartas, as de pintura, às terças e quintas-feiras, e são ministradas pelo professor Maurício Miller. Os conteúdos ainda estão no início, como explica o instrutor. “Começamos com um conteúdo teórico sobre dança contemporânea. Depois, a gente vai para a aula prática, ensinando um pouco da técnica da dança. As aulas de pintura funcionam da mesma forma”, explicou o professor.

O período para cada curso é de três meses. Até lá, Valentina Fernandes, de 9 anos, espera aprimorar suas habilidades com a dança, que começaram a ser trabalhadas quando ela tinha 4 anos, em aulas de balé. “Quero ter mais flexibilidade”, diz a menina. Ela aproveitou para exibir sua elasticidade para os colegas, alongando os braços, pernas e fazendo um espacate frontal. “Estou achando as aulas muito legais”, avaliou.

O ritmo pop, utilizado por Miller durante as aulas, agrada Valentina, fã do grupo pop internacional Now United, formado por jovens artistas de diferentes nacionalidades. “Sei dançar todas as coreografias”, disse a aluna, que costuma se exercitar assistindo aos clips da banda pelo aparelho celular.

Diminuindo o estresse

Avó de Valentina, Marta Fernandes, 61 anos, também se matriculou na oficina de dança contemporânea e, em seguida, na de pintura. ” Eu gosto de dançar e como vim trazer a minha neta, aproveitei para participar das aulas. No primeiro instante, fiquei com vergonha, porque achei que era só para pessoas mais jovens. Mas, ao chegar, me apaixonei”, disse. Sobre a outra oficina, ela ressaltou: “Vim aqui fazer um documento, soube do curso de pintura e aproveitei para me inscrever. É bom para diminuir o estresse do dia-a-dia”, completou Marta.

Valentina quer que as aulas de dança lhe deem mais flexibilidade – como se ela já não tivesse…

Ainda há vagas

Mesmo com as aulas tendo iniciado nesta semana, ainda há vagas para as duas oficinas, porém, segundo o professor, só até a próxima semana, para que os próximos alunos não fiquem prejudicados em relação aos demais. Os interessados devem comparecer à Praça CEUs para fazer a matrícula, munidos de documento de identificação. As inscrições podem ser feitas de forma presencial. No caso da oficina de pintura, os alunos devem providenciar materiais como pincéis e tintas. “Normalmente, quando o aluno vem para fazer a inscrição, a gente já passa a lista de materiais”, explica o instrutor.

Marta: “Achei que era só para pessoas mais jovens, mas me apaixonei pelas aulas”