Mobilidade Urbana
Postado em 23 de outubro de 2017 as 16:48:43
Entre os dias 24 e 26 de outubro, alunos vivenciarão a parte prática do curso; eles estarão em contato com a comunidade, observando fatores diversos que incidem diretamente na Mobilidade Urbana da cidade
A Prefeitura de Vitória da Conquista está oferecendo a agentes ligados à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana um curso de formação, cujo conteúdo abrange disciplinas de trânsito e transporte, envolvendo também questões de gerenciamento de crise e matérias diversas que cooperam para a formação e o aperfeiçoamento dos agentes. As primeiras 100 horas de aulas são dedicadas, mais especificamente, à área de transporte. Assim que esta etapa inicial for concluída, haverá ainda 350 horas de estudos sobre trânsito. As aulas ocorrem no novo módulo da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).
A carga horária se estende por mais de dois meses, envolvendo atividades teóricas e práticas. Participam do curso 11 agentes de transporte, que atuam na fiscalização das categorias do transporte regulamentado pela Prefeitura (táxis, vans, ônibus escolares, transporte coletivo urbano e rural), e 24 agentes de trânsito, responsáveis por fiscalizar a aplicação do Código de Trânsito Brasileiro nas ruas da cidade.
Entre os agentes de trânsito que participam das aulas, há os que já trabalham nas ruas e os que tomaram posse no cargo em setembro deste ano. A ideia é que o curso seja de atualização, tanto para os agentes de transporte quanto para os de trânsito já atuantes; e que funcione como a primeira oportunidade de formação para o grupo dos recém-empossados.
‘Expectativa grande’ – “Este curso traz algumas novidades em relação à integralidade entre os agentes de transporte e os de trânsito. Isso faz com que haja uma ação mais contundente e efetiva, e assim, um interlaço entre as duas categorias”, afirmou o agente de transporte Augusto Silveira, que há seis anos trabalha nessa função.
Silveira destaca o fato de o conteúdo abordar tanto questões do transporte regido por leis municipais quanto do trânsito, regulamentado por legislação nacional. “Isso nos traz alguns conhecimentos específicos dentro de cada área abordada aqui neste momento”, avaliou o agente de transporte.
Já o agente de trânsito Alex Amâncio Oliveira, empossado no cargo em 13 de setembro, participa de sua primeira formação, antes de começar a atuar de fato na fiscalização do trânsito nas ruas. “A expectativa é muito grande de, o mais rápido possível, estar atuando e colaborando com a nossa cidade”, disse o novo agente.
Em prática– A partir desta terça, 24, como parte prática do curso, os agentes estarão em diferentes pontos da cidade verificando todos os fatores referentes à Mobilidade Urbana do município. “Eles estarão em contato com os usuários do sistema de transporte público e observando a dinâmica dos meios de transporte, como carros pequenos, motos, bicicletas, meios que estão envolvidos na mobilidade no município”, ressaltou a coordenadora de Transporte Público, Valéria Schettini. Esta vivência vai até a quinta-feira, 26.