Durante as visitas, a equipe de Endemias realiza o tratamento focal dos reservatórios de água

O mês de setembro exige cuidado redobrado com relação à dengue. Com a chegada da primavera, no próximo dia 23, começa também o período de chuva e de aumento da temperatura – circunstâncias mais favoráveis para a proliferação da doença. Nesse sentido, é fundamental a parceria da população para somar às ações da iniciativa pública, a fim de conter a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor de transmissão do vírus da dengue.

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vem intensificando as ações no sentido de combater e prevenir a proliferação da dengue. Todos os sábados são realizados mutirões em diferentes localidades da cidade. Nas ocasiões, os agentes de endemias visitam as residências e orientam os moradores sobre os cuidados para evitar possíveis criadores dos mosquitos transmissores e sobre os sintomas da doença. Além disso, também são tratados os reservatórios de água, resultando em ações preventivas e de tratamento focal.

Ações educativas são promovidas em escolas municipais

A equipe de Endemias realiza ainda uma série de ações educativas em escolas municipais, estaduais e particulares, como também em eventos ligados à saúde em toda a cidade. O objetivo é levar informação para a população e conscientizá-la. Afinal, a prevenção a essa doença começa dentro de casa, mantendo os recipientes livres de água parada.

Outras recomendações envolvem o não acúmulo de materiais descartáveis e de pneus velhos, o tratamento da água da piscina com cloro e a limpeza periódica dos ralos e de vasilhas de água e comida de animais de estimação. Além disso, deve-se guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo; evitar o acúmulo de água na parte de baixo das torneiras de bebedouros; retirar a água da bandeja externa da geladeira e lavá-la com sabão; e depositar terra nos vasos de planta.

Uma das recomendações é guardar garrafas vazias de cabeça para baixo

Também é possível se prevenir usando roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, período em que os mosquitos são mais ativos e repelentes que, de acordo com o Ministério da Saúde, devem conter DEET, IR3535 ou Icaridin, sendo que aplicação pode ser feita diretamente na pele exposta ou nas roupas. Mosqueteiros e telas em janelas e portas também são alternativas para reduzir o contato com o agente transmissor.

Sintomas– O período de incubação do vírus da dengue no homem varia entre quatro e 10 dias. Após esse período, começam a se manifestar os sintomas da doença. São eles: dor de cabeça, dor nos olhos, dores nas costas, manchas no corpo e, em alguns casos, pequenas hemorragias na boca, urina ou no nariz. Diante da manifestação dos primeiros sintomas, é recomendável a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais chá e soro caseiro. Ainda assim, é necessário procurar um médico.