A Prefeitura e os Correios estão se mobilizando para a reabertura de Agências Comunitárias dos Correios em localidades da Zona Rural e Urbana. A previsão é que as regiões que concentram grande parte da população e com demandas por serviços postais significativas sejam atendidas pelos Correios. Atualmente, quatro distritos usufruem dos serviços: Zé Gonçalves, Veredinha, Inhobim e São João da Vitória. O próximo será o distrito de Bate-Pé, em uma sala do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura).

A inauguração da ACC está marcada para as 11h desta segunda-feira (3), e a partir de terça (4) já começa a funcionar. A comunidade vai despachar as encomendas lá, onde uma funcionária, mantida pela Prefeitura, vai receber e encaminhar o malote, por um servidor municipal, aos Correios, que ficará responsável também por levar as encomendas dos Correios para o distrito. Caberá às pessoas se deslocarem à Subprefeitura para receber suas correspondências ou mercadorias. No Acordo de Cooperação Técnica, a Prefeitura entra com toda a infraestrutura para garantir o acesso da população aos serviços dos Correios.

Atualmente, os serviços da empresa vão desde o envio de cartas e encomendas a serviços bancários. No passado, eles eram realizados por 13 agências, mas atualmente apenas quatro delas se dividem para atender todo o território conquistense. A importância destes serviços fizeram com que a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) solicitasse à superintendência da empresa a reabertura de outras ACCs no município.

Para se ter uma ideia da importância da ACC, até então, a população de Bate-Pé tinha que se deslocar por cerca de 35 km até a agência principal dos Correios, localizada na praça Joaquim Correia, para enviar ou receber uma encomenda. “Além dos serviços postais, o aumento das compras pela internet faz com que moradores dos distritos acabem utilizando endereços de amigos e parentes na cidade para receber suas encomendas. A abertura dessas agências comunitárias visa levar esses itens até onde os moradores residem, facilitando a entrega e evitando incômodos”, salientou o secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros.

Ainda de acordo com o secretário, a intenção é que a Prefeitura e os Correios formalizem a abertura de outras quatro ACC’s nos distritos de Iguá, Itaipu, São Sebastião e Cabeceira do Jiboia, e também a reabertura de uma agência na Zona Oeste, no Centro Glauber Rocha. “Embora o processo de abertura da nova agência seja mais demorado, devido à tramitação em Brasília, espera-se que até agosto todas as cinco ACCs estejam em pleno funcionamento. A primeira será a de Bate-Pé, que já está pronta e autorizada pelos Correios para iniciar suas atividades na próxima semana”, complementou Romar.

Agência na Zona Oeste

O secretário Romar e o coordenador de vendas dos Correios, Cláudio Macedo, estiveram nesta semana, no Centro Cultural Glauber Rocha, para analisar um espaço onde os Correios voltará a prestar o atendimento à população da Zona Oeste. Antes, uma agência funcionava na Rua Santo Antônio, nos fundos do Glauber, em um prédio pertencente à administração municipal.

Segundo o coordenador de vendas dos Correios, a reabertura das ACCs demonstra o compromisso em atender às necessidades da população de Vitória da Conquista, oferecendo um serviço mais eficiente e acessível para todos. “Há uma preocupação da nossa superintendente estadual em discutir a possibilidade de instalar aqui neste espaço um ponto de atendimento dos Correios, inicialmente com entrega de objetos postais, correspondências, encomendas e etc. À medida em que a agência for se consolidando, outros serviços certamente poderão ocorrer, considerando, sobretudo, essa demanda de mais de 100 mil habitantes aqui do lado oeste da cidade e que necessita desse apoio. Com essa parceria firmada, acreditamos que dentro em breve faremos a inauguração desse espaço”, complementou Cláudio.