Por determinação da prefeita Sheila Lemos, nos últimos meses, a Subprefeitura de José Gonçalves vem intensificando a abertura e limpeza de aguadas, o patrolamento de estradas e realizando várias ações que têm levado importantes serviços para a população local.

Patrolamento entre Caiçara e Tigre

De agosto para cá, já foram abertas 70 aguadas na região de José Gonçalves. “A prefeita determinou que andássemos o mais rápido possível, para que essas localidades sejam atendidas. Temos um cronograma de atendimento por região. A gente espera abrir, no total, de 250 a 300 novas aguadas até o início do período de chuvas”, contou o coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Deocleciano Filho.

Paralelamente, também vem sendo feita a limpeza das aguadas já existentes. Desde janeiro, a Subprefeitura contabiliza 300 aguadas limpas, prontas para receber e armazenar as águas da chuva. Com a ação, a Prefeitura prepara a região para enfrentar a falta de água. Com as aguadas limpas agora, no ano que vem o problema terá um impacto menor.

Também nos últimos seis meses, foram patrolados mais de 480 quilômetros de estradas, que ligam povoados entre si e ao distrito, beneficiando 50 localidades. Neste momento, o serviço está sendo executado na região de Cabeceira e, até o mês de novembro, a expectativa é ter concluído toda a região, para então ser iniciado um novo cronograma.

O coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves destaca que melhorar as condições das estradas é também garantir melhor acesso das populações rurais a serviços como saúde e educação, além de fomentar a economia local. “Eu costumo dizer que as estradas da zona rural são um serviço social, porque elas agregam as regiões, aumentam a frequência de pessoas, melhoram condições de tráfego e agregam valor no comércio daquelas localidades. Pessoas circulam mais e começa o dinheiro a circular”, avalia Ciano.