A Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (5), mais uma ação do Castramóvel. A equipe está no loteamento Vila América, onde realiza castração de cães e gatos até este sábado (6), das 8h às 17h.

O senhor Antônio Pedro Pereira levou o cãozinho Bolt, de 3 anos. Enquanto os outros animais passavam pela triagem, ele aguardava o procedimento. “A gente já estava querendo castrar, porque ele é muito danadinho, então castrando vai ficar mais calmo. A gente ficou sabendo do Castramóvel pelo WhatsApp, na noite de ontem, e já viemos trazer ele. Agora, a gente está aguardando”, disse ansioso.

Enquanto aguardava a castração de Bolt, Antônio Pedro conversava com o senhor João do Carmo Santos, também morador do Vila América, que levou o seu gatinho Mobréu, de um ano. “A gente tem que cuidar deles. Do jeito que a gente cuida de uma pessoa tem que cuidar dos bichinhos também. Eu trouxe ele para evitar que vá para a rua. Ele fica muito dentro de casa dormindo, agora que vai dormir mesmo, vai engordar mais ainda (risos). E eu acho importante o Castramóvel, todo mundo se interessar em trazer porque os bichinhos ficam sossegados”, disse João do Carmo.

Para o atendimento, os tutores devem levar cópia do RG e comprovante de residência. Durante a ação, são castrados cães e gatos machos aptos na avaliação feita pelos veterinários. Já as fêmeas terão atendimento agendado para avaliação e serão direcionadas para a castração no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

A moradora Lu Conde também não perdeu a oportunidade e levou o pequinês Príncipe, de 7 anos, para fazer a castração e parabenizou a ação da Prefeitura, que tem passado por diferentes lugares realizando o procedimento.

“Isso foi tudo de bom! Maravilhoso! Há pessoas que não têm condições de fazer uma castração, né? Então é muito maravilhoso. Eu mesmo, eu sei que tá passando em todos os bairros, eu acompanhei por onde estava passando. Aí, ontem à noite, minha menina viu que vocês colocaram que estaria aqui hoje. Ela me falou e nós vimos. É uma iniciativa, assim, fantástica! Parabéns, muito bom!”, elogiou.

O Castramóvel é uma iniciativa pioneira da Prefeitura, feita através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), para o controle populacional e promoção da saúde e bem-estar dos pets.