O lançamento ocorrerá a partir das 14h, no Salão Nobre do Gabinete Civil

A Prefeitura de Vitória da Conquista, com o objetivo de assegurar novos métodos que valorizem e qualifiquem o exercício da cidadania no município, está lançando nesta sexta-feira, 3, o Orçamento Participativo (OP) Digital. O novo serviço fomentará a participação social ativa nas atividades do Poder Executivo por meio do uso das tecnologias da comunicação.

A apresentação do OP Digital acontecerá, às 14h, no Salão Nobre do Gabinete Civil e reunirá a Comissão Executiva do Orçamento Participativo, secretários, coordenadores, gerentes e demais servidores da Administração Pública. Também estarão presentes representantes da imprensa local.

Neste ano, o Orçamento Participativo já está percorrendo todos os cantos da cidade e da zona rural para ouvir as demandas e eleger delegados que vão representar cada região no Congresso do Orçamento Participativo, que será realizado no dia 8 de junho. No congresso, os delegados definirão conjuntamente 18 obras que deverão ser realizadas pelo Governo Municipal.

Como funciona – Com o OP Digital, a população poderá escolher entre três tipos de obras: creches, quadras poliesportivas ou postos de saúde. Cada pessoa poderá votar uma única vez, escolhendo qual localidade deve ser beneficiada e qual obra deve ser executada pela Administração Municipal nessa localidade. A Prefeitura Municipal se comprometerá a executar as duas obras mais votadas no OP Digital, uma na zona oeste da cidade e outra na zona leste.

Passo a passo-Para acessar o Orçamento Participativo Digital, a população deve digitar o endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br/op e clicar no link “OP Digital” e em seguida no link “Escolha sua Obra”. Se preferir, o cidadão pode ainda clicar no link “Como funciona o OP Digital” e saber mais sobre o serviço.

Para participar da votação das obras, é necessário preencher uma ficha de cadastro e em seguida o internauta será direcionado para a página de votação. Nessa página, é preciso marcar a região escolhida (leste ou oeste) e em seguida escolher a localidade que será atendida. Por fim, o cidadão deve escolher qual obra é prioritária para aquela localidade.

Saiba mais – O Orçamento Participativo de Vitória da Conquista se consolidou como uma das experiências de participação popular mais exitosas do país. Enquanto em muitos municípios o OP foi enfraquecido e deixou de existir, em Vitória da Conquista esse instrumento de participação popular, com 17 anos de atuação, torna-se mais forte a cada ano. Isso porque o Governo Municipal entende que a administração da cidade deve ser feita em parceria com a população, pois quem mais conhece as necessidades de uma comunidade são os próprios moradores.