O Encontro de Líderes foi voltado a secretários e coordenadores

A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início, nesta sexta-feira (18), ao Programa Gestão para Resultados, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi). O lançamento, foi realizado com o 1º Encontro de Líderes da Gestão Municipal, voltado para secretários e coordenadores, no auditório do Cemae.

A prefeita Sheila Lemos prestigiou o evento e comentou que o objetivo do Governo para Pessoas ao desenvolver esse programa é incentivar a inovação na gestão municipal. “Queremos trazer a inovação para dentro do governo. E inovar não é trazer somente ferramentas tecnológicas para dentro da gestão, é trazer uma nova forma de pensamento, é ação. E nós queremos isso, considerar diferentes soluções para alcançar o resultado desejado”, afirmou Sheila.

A prefeita Sheila Lemos lembrou que inovar não tem relação apenas com a tecnologia em si, mas também com novas ideias

Para que a o conceito e a meta estabelecidos pela prefeita se concretizem é necessário criar um ambiente interno aberto a novas ideias, como destacou o palestrante da atividade, o cofundador e diretor-executivo da Rede+, Rodrigo Paolilo, que falou sobre “Capacitação de líderes municipais para a inovação”, Somado a isso, investir em qualificação, conhecer o público atendido, ter estratégias claras e definir metas e resultados.

De acordo com Rodrigo, que tem mais de 18 anos de experiência na área, as cidades que geram riquezas são aquelas que justamente investem em inovação e transformação. Por isso, ele avaliou como bastante positiva a iniciativa da Prefeitura. “Entendo que ações como essa são o início de uma grande revolução que pode surgir na forma de gerir e trazer resultados para o município. Fico realmente muito feliz de ver isso acontecendo aqui”, enalteceu.

Rodrigo Paolilo, palestrante convidado, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover um ambiente de inovação

E se, como pontuou o palestrante, “para inovar em alguma coisa é preciso inovar a si próprio”, o diretor municipal de Regulação e Controle do Sistema Único de Saúde (SUS), Gerald Saraiva, se disse disposto a assumir essa tarefa. “Quando participamos de um evento como esse, com pessoas com expertise em inovação, nos traz um salto em nosso nível de conhecimento. Existiam temas que eu apenas ouvia falar e hoje pude entender como funciona e como posso aplicar com a minha equipe”, afirmou.

O evento desta sexta-feira marca não só o início do programa, como abre uma agenda permanente de capacitações, avaliou o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior. “Esse é o primeiro passo dentro do nosso planejamento. A ideia é que tenhamos vários cursos no decorrer do ano, trazendo outras questões ligadas à inovação para que a partir daí a gente possa trazer novidades para a administração, visando sempre o cidadão, para que a gestão preste cada vez mais um melhor serviço para todos”, explicou.

O 1º Encontro de Líderes da Gestão Municipal contou com a parceria do Hub Conquista e do Sebrae.