Posto de Saúde de Barreiro

Com cerca de 2.200 servidores, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista é responsável pela política de prevenção, promoção e atenção à saúde, desde a Atenção Básica, passando pela Vigilância à Saúde, até a Alta Complexidade.

Construção da Academia da Saúde na Vila Serrana

O município, ao longo desses dezessete anos de Governo Participativo, se transformou em referência na área da saúde. E em 2013, para fortalecer ainda mais essa política, o Governo Municipal concluiu a construção de 11 postos de saúde na zona rural, reformou 34 das 38 unidades de saúde do município, 12 postos de saúde da zona rural e demais equipamentos que fazem parte da rede própria de saúde do município. Também iniciou a construção da sede própria da Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora Aparecida e da Academia da Saúde da Vila Serrana. Os investimentos em reformas, ampliações e construções ultrapassaram o montante de mais de R$1,3 milhão.

Equipe do SAMU 192

Para garantir o atendimento nas zonas urbana e rural do município, a saúde conta com uma frota de 76 veículos que percorrem uma média de 200 mil km por mês, transportando as equipes de saúde para assistência, que vai desde a vacinação ao atendimento de urgência e emergência do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192).

Apresentação dos médicos do programa Mais Médicos no mês de Novembro de 2013

Mais Médicos –Com adesão da Secretaria de Saúde ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), o município recebeu, no primeiro semestre, 13 médicos do Ministério da Saúde (MS) e, no segundo semestre, a cidade foi contemplada com nove médicos do Programa Mais Médicos do Brasil, sendo dois brasileiros e sete cubanos, que possibilitarão a implantação de quatro novas equipes de saúde já no início de 2014.

Em 2013, segundo informações do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) do Ministério da Saúde, em Vitória da Conquista, os acessos às consultas médicas nas unidades de saúde ultrapassaram a média de 10 mil consultas/mês. As equipes de saúde realizaram uma média de 50 mil visitas domiciliares/mês.

Central de Marcação

A Central de Marcação de Consultas, responsável pelo agendamento de consultas com especialistas, exames e procedimentos, realizou uma média de 60 mil agendamentos/mês solicitados pelos serviços de saúde de Vitória da Conquista e dos 75 municípios pactuados.

Vitória da Conquista e Cuba assinam Carta de Intenção do Projeto Conquista em 2013

Cooperação internacional– Em 2013, o Projeto Conquista – cooperação Brasil/Cuba para atenção ao câncer a partir da atenção primária realizou o diagnóstico da redede Vitória da Conquistade atendimento ao câncer e um intercâmbio de profissionais que visitaram Vitória da Conquista e a Província de Villa Clara em Cuba. O município recebeu ainda a visita de comitiva de Moçambique para conhecimento do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), que é responsável pelo atendimento às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Residência Médica– No final de 2013, o município recebeu uma boa notícia do Ministério da Saúde, a aprovação DE cinco projetos de Residência Médica inscritos pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista no Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pro-Residência). Com o programa, serão oferecidas 16 vagas nas seguintes áreas: anestesiologia, neonatologia, obstetrícia e ginecologia, pediatria e psiquiatria.