Os reservatórios são uma importante alternativa para o armazenamento de água no município

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza constantemente ações para minimizar os efeitos da estiagem. Construção e limpeza de aguadas, perfuração de poços artesianos, abertura de poços tubulares e construção de cacimbas são apenas algumas das iniciativas que beneficiam os moradores da zona rural do município.

Para aproveitar a água proveniente do período chuvoso, a Secretaria de Agricultura investiu em uma nova experiência: a barragem subterrânea. Para iniciar o projeto, a partir da realização de estudos técnicos, foram escolhidos os povoados de Poço Comprido I e Cachoeira das Araras. A nova alternativa de armazenamento de água visa também incentivar o plantio dos agricultores, tanto por meio da agricultura de subsistência quanto para a geração de renda.

O secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, acredita que a barragem subterrânea é um incentivo para que os agricultores invistam no plantio de alimentos. “A gente tem que aprender a conviver com a estiagem. A barragem é uma experiência que deu certo e espero que por meio dela se produza alimentos com o devido acompanhamento técnico, porque além de os agricultores poderem utilizar esse mantimento no momento da estiagem, existe a possibilidade de geração de renda”.

Novas perspectivas– O agricultor Deusdete Oliveira, dono da terra onde foi realizada a primeira experiência, comemorou. “Gostei muito desse projeto. Faz 15 dias que choveu e ainda tem água, nunca foi assim. Sabendo cultivar vai ter alimento”. Para o seu irmão, Edmilson Oliveira, a barragem mudou a realidade da região. “Aqui nunca aconteceu de ter água parada, só temos que comemorar essa novidade”.

O agricultor, Valdívio Santos, acompanhou a implantação da barragem subterrânea na casa dos vizinhos e gostou tanto da ideia que construiu por conta própria uma barragem do mesmo modelo. “Já estou pensando em ampliar porque eu vi que deu certo, a água está presa mesmo. Já plantei banana e hortaliça”.

Para o agricultor Manoel Ribeiro de Oliveira, dono da área onde foi implantada a segunda barragem subterrânea, já é possível pensar nas culturas a serem desenvolvidas. “Antes não tinha água aqui, agora vai dar até para plantar. Ainda estou pensando no que eu quero cultivar”. E o vizinho do senhor Manoel, o agricultor Antônio José dos Santos, afirmou: “Agora todo mundo quer uma dessa em casa também”.

Saiba mais– A barragem subterrânea tem como finalidade principal impedir que a água acumulada na terra continue a escoar. Após a identificação do local adequado para construção é feita uma abertura transversal ao leito do riacho. Essa abertura pode ser feita de forma manual ou mecânica.

Em seguida é colocado material impermeável, de modo que venha impedir o fluxo natural da água subterrânea. Concluída a obra, a vala é totalmente preenchida com o próprio material que foi retirado. Além de apresentar maior rapidez na construção, os custos para a construção da barragem subterrânea são baixos, podendo também ser executada com a mão de obra da própria comunidade. A água nela acumulada pode ser utilizada para diversos fins: consumo humano e animal, usos domésticos e pequenas irrigações.