A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início, na última sexta-feira, 18, a uma série de ações emergenciais para prevenir acidentes provocados pelas chuvas previstas para os meses de outubro e novembro. O objetivo da medida adotada pelo Governo Municipal é garantir a segurança da população no período chuvoso.

Na região do bairro Jurema, concentram-se a maior parte das ações. No trecho conhecido popularmente como “gancho”, final da Avenida Juracy Magalhães e início da Bartolomeu de Gusmão, a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está construindo um canal para escoamento das águas pluviais.

Agnaldo de Carvalho, coordenador de Infraestrutura Viária

De acordo com o coordenador de Infraestrutura Viária, Agnaldo de Carvalho, a obra será útil para evitar alagamentos nas vias próximas. “No momento nós estamos construindo um canal de drenagem para receber emergencialmente as águas das chuvas próximas. Também estamos fazendo nessa mesma região uma obra de drenagem de caráter definitivo”, afirmou.

Ainda no bairro Jurema, a Prefeitura já concluiu a limpeza do canal da Baixada do Alegria. Além disso, está concluindo a limpeza do Canal Leste – Oeste, que serve para o escoamento de um grande volume de água que desce dos bairros da parte alta da cidade e é conduzido, através desse sistema de drenagem, para a Lagoa das Bateias.

A limpeza desse canal garante segurança para moradores de diversos bairros da cidade, além da evitar o acúmulo de água em vias importantes como a Avenida da Integração. As obras de desobstrução de canais de escoamentos também estão sendo feitas em valetas, no centro da cidade, a exemplo do trecho da Central Municipal de Abastecimento (Ceasa).

Entre as medidas preventivas da Administração Municipal está também a formação de uma comissão composta por representantes de várias secretarias municipais. A missão desse grupo de gestores será atuar permanentemente durante o período chuvoso em parceria com a Defesa Civil para garantir à assistência aos moradores. A população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.