Investir em iniciativas que beneficiem os servidores públicos municipais é uma das prioridades da Administração do município. Longe de ser apenas mais uma ferramenta na gestão administrativa, o servidor é visto como a peça fundamental nesse processo e, portanto, os esforços para garantir a qualidade de vida e o bem-estar desses profissionais não são poupados.

Equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência participa de atividade de motivação e intervenção promovida pelo Acolher

Prova disso são as ações constantes, com foco no servidor, desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas, vinculada à Secretaria de Administração, que entre outras atribuições, objetiva promover um ambiente propício ao desenvolvimento profissional. As atividades são elaboradas pelo Núcleo de Projetos do Programa Acolher, que funciona de forma integrada com os núcleos Administrativo, de Saúde, de Psicologia e de Segurança do Trabalho.

Anapaula de Oliveira

“Elaborar iniciativas que proporcionem a interação entre os servidores de diversos setores, momentos de descontração e estímulo, bem como o reconhecimento deles enquanto parte importante do trabalho é o que baseia nossas práticas”, explicou uma das responsáveis pelo setor, Anapaula de Oliveira.

Ações de Saúde e Qualidade de Vida fazem parte dos projetos desenvolvidos

Motivação – Outra competência do Núcleo de Projetos é a motivação do servidor a partir do fornecimento de cursos de capacitação e palestras sobre os diversos temas que norteiam o dia a dia profissional, a exemplo das compras no setor público, do Regime Jurídico Único (RJU), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e das relações interpessoais.

Luamarcia Pinheiro

A contrapartida é positiva e os servidores apoiam tais iniciativas. Servidora municipal há 28 anos, Luamarcia Pinheiro, lotada no setor da Zeladoria, conta que foi depois de participar de um dos projetos com foco na saúde que ela descobriu algo importante sobre a sua pressão. “Devido à correria do cotidiano, em que temos que nos dividir entre o trabalho e a casa, não priorizava a minha saúde. Após aferir minha pressão aqui na Prefeitura, descobri que sou hipertensa. Desde então, mantenho os exames sempre em ordem. Por isso, acho de suma importância todas essas ações e me sinto valorizada enquanto pessoa”, disse.