A Prefeitura de Vitória da Conquista está realizando uma série de ações para amenizar os danos causados pela chuva no fim de semana. A equipe da Defesa Civil esteve de plantão durante todo o final de semana para atender imediatamente as ocorrências.

“Desde o início da chuva, a Defesa Civil já estava em campo atuando diretamente junto à população. Visitamos toda a cidade, demos assistência aos moradores do Jurema, onde os estragos pela chuva foram mais intensos. Graças a Deus não tivemos nenhum ferido”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão.

A Secretaria de Serviços públicos também realizou mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade para a retirada de terra e entulho das vias. “Foi uma chuva inesperada, que veio com muita força, principalmente na região do bairro Jurema. A nossa equipe começou a realizar um trabalho de retirada de terra e de entulho nas vias do bairro Jurema onde teve uma ação das 17 h até as 23 h da noite de ontem, 7”, disse o secretário de Serviços Públicos, Elvio Dourado.

Na manhã desta segunda-feira, 8, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com os secretários municipais com o intuito de fazer o levantamento das ocorrências e adotar medidas. “Estamos fazendo o levantamento dos prejuízos causados pela chuva. Todas as ações emergenciais já foram realizadas e estamos discutindo quais medidas serão adotadas a longo prazo. A Prefeitura se preocupa com o manejo das águas pluviais na área urbana da cidade, por isso tem realizado muitas obras nesse sentido”, destacou o prefeito.

As equipes da Prefeitura continuam trabalhando nesta segunda , 8, com todas as equipes de limpeza em atividade. Estão sendo priorizadas as áreas da cidade onde desceram mais pedras, mais terra e lixo nas canaletas de escoamento da água. As equipes já estão trabalhando para realizar a limpeza e a desobstrução das vias.

Intervenções no trânsito –A chuva também danificou um trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão, nas proximidades do Gancho, onde parte da estrutura do canal foi rompida. “Por conta disso precisamos fazer uma interdição no local. Vamos colocar sacos de areia e fechar com o material arenoso a pista, liberando o tráfego, principalmente, para automóveis e ônibus. Estamos com agentes de plantão no local. Os veículos pesados serão desviados pela Rua do Equador, subindo pelo Samur. Vamos controlar isso até às 22h30 quando novamente a via será interditada”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

O secretário também destacou as ações realizadas pela Prefeitura “É importante lembrar que em todos os projetos de pavimentação, os do PAC , e com recursos próprios, incluem drenagem. Então a Prefeitura tem tido essa responsabilidade de conduzir, de manejar essas águas pluviais em todas as obras novas”.