Treinamento envolveu cerca de 40 despachantes

Já está disponível aos cidadãos de Vitória da Conquista a nova plataforma online para a abertura de protocolos de homologação da guia do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) promoveu um treinamento nesta terça-feira (26), com cerca de 40 despachantes do ramo imobiliário, a fim de explicar sobre as funcionalidades da nova ferramenta.

Com a ferramenta, todo o procedimento de abertura de protocolo passa a ser realizado de forma totalmente online, diretamente do site da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio deste link disponível na aba “Protocolo Externo”. O objetivo é garantir que os despachantes e contribuintes possam dar entrada nos protocolos de forma mais rápida e eficiente, com uma interface intuitiva que permite o acompanhamento do processo em tempo real.

O prazo para a emissão do protocolo, por exemplo, passa a ser de três dias. Além disso, a ideia é que haja mais transparência e redução na burocracia, já que, ao contrário do processo anterior – que será bloqueado na próxima sexta-feira (29) – , a nova plataforma não envolve etapas presenciais nem documentações físicas.

Gisely Andrade, gestora de Processo Digital da Sefin

Otimizando o processo

“Na emissão da guia, não houve alteração”, explica a gestora do Processo Digital da Sefin, Gisely Andrade. “O que houve de alteração foi no processo de homologação dessa guia, que é validá-la através da assinatura da inspetoria”, acrescenta.

“Para que o processo fosse aberto entre o despachante e a Prefeitura, tinha que ter uma intervenção humana. Hoje, não. O processo está no protocolo externo, na plataforma da Prefeitura, e quando o despachante faz a solicitação, automaticamente já entra no fluxo do processo”, informa Gisely.

Ainda segundo a gestora, os próprios despachantes podem abrir seus protocolos através da nova ferramenta, além de poder ter acesso aos processos a qualquer momento. “Eles podem saber em qual setor está e qual foi a deliberação feita. E isso otimiza o processo”, analisa.

Gisely Andrade, Thaisse Vieira e Liliane Nogueira

‘Vai facilitar’

A despachante Liliane Nogueira Dias saiu do treinamento com a certeza de que o manuseio da plataforma será mais fácil que na anterior. “Vai facilitar, porque a gente estava com dificuldade até para fazer o cadastro”, avaliou.

Já a corretora Thaisse Vieira aprovou os métodos utilizados pela Sefin para instruir os despachantes. “Acho o treinamento proveitoso para nós, que somos prestadores de serviço, que contribuímos para o município, como principais agentes para a arrecadação municipal”, disse.