Com o início da Semana de Integração, nesta segunda-feira (22), no auditório do Lúcia Dórea, as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Gestão e Inovação (Semgi) deram as boas-vindas da Prefeitura de Vitória da Conquista aos professores e pedagogos aprovados no Concurso Público nº 001/2023 e recém-empossados como integrantes da rede municipal de ensino.

A programação segue até sexta-feira (26), com palestras sobre desenvolvimento profissional, a estrutura da rede municipal, os planos de carreira do Magistério e dos servidores dos quadros técnicos, a qualidade de vida e a segurança no trabalho, educação empática, impactos pedagógicos e financeiros da educação municipal, além de requerimento de direitos e vantagens.

No total, são 221 profissionais convocados após o certame. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, eles já deverão participar da Jornada Pedagógica da rede municipal, cujas atividades vão se dividir entre as escolas e o auditório do Cemae. E, no dia 19, começarão a trabalhar nas unidades de ensino para as quais forem designados.

Depois de uma apresentação musical, a cargo do cantor – e coordenador municipal de Iluminação Pública – Danilo Kiribamba, os titulares das duas secretarias envolvidas no evento recepcionaram os chegantes. “É uma grande honra tê-los conosco. Esta semana, passaremos esses cinco dias juntos aqui, num processo de integração que contempla o acolhimento e a apresentação da nossa estrutura para todos vocês”, disse Romar Barros, secretário municipal de Gestão e Inovação.

“É uma semana em que vários temas de suma importância estarão sendo discutidos e analisados juntamente com esses novos profissionais que estão chegando à nossa rede”, reforçou o secretário municipal de Educação, Edgard Larry.

Acolhimento

A professora Hálice Oliveira vai dar aulas de matemática na rede municipal de ensino. Natural de Planalto, ela considerou a Semana de Integração como uma oportunidade de saber mais sobre o município onde vai trabalhar. “É um momento muito importante de integrar, de conhecer os colegas e a estrutura. E também de saber sobre o que nos espera, como profissionais. Acredito que isso também vai contribuir muito para a gente conseguir fazer o nosso melhor trabalho”, avaliou a docente.

Para Carol Farias, que mora em Vitória da Conquista desde 2019 e vai trabalhar com educação física, também foi uma boa oportunidade de conhecer sobre a rede municipal, mesmo que já tenha tido experiências docentes em outras redes de ensino. “É importante conhecer o local de trabalho e a rede”, afirmou. “É importante ter todas essas informações. E é uma espécie de acolhimento, também”.

Conhecendo a estrutura

Já no primeiro dia, a programação trouxe duas palestras. A primeira, ministrada pelo coordenador-geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Pereira, tratou das implicações pedagógicas e financeiras decorrentes das avaliações externas pelas quais passa a rede municipal, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado pelo Governo Federal, e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), de responsabilidade do Governo Estadual.

“Essas duas avaliações, hoje, trazem impactos, tanto do ponto de vista pedagógico quanto financeiro. Estamos trazendo para os novos professores como nós temos aplicado essas avaliações aqui em Conquista, de que forma a gente tem acompanhado, quais são as estratégias que o município tem adotado para conseguir alcançar os indicadores e as metas estabelecidas nessas avaliações”, explicou Ronilson.

Coube à coordenadora municipal de Gestão de Pessoas, Maria Augusta Bahiano, ministrar a segunda palestra, que tratou de apresentar a estrutura organizacional do Governo Municipal aos profissionais da educação. “Nós pensamos em um momento com o qual pudéssemos acolher e, ao mesmo tempo, prestar a eles todos os esclarecimentos sobre o funcionamento da Prefeitura. Toda a estrutura, todas as secretarias, principalmente aquelas nas quais eles vão buscar informações sobre contracheques, certidões e processos administrativos”, informou a palestrante. “Eles vão sair daqui com todas as informações necessárias sobre os processos que vão nortear a sua passagem pela Prefeitura”.