A Prefeitura de Vitória da Conquista deu início à obra de reforma na Praça Nossa Senhora dos Verdes, dentro do projeto de revitalização de três das principais praças da Zona Oeste da cidade. O trabalho, realizado pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), começou com a demolição do passeio externo, que será substituído por um novo calçamento com piso tátil e acessibilidade.

A praça ganhará um novo projeto paisagístico, nova iluminação com led e a quadra de asfalto dará lugar a uma nova de concreto. No local serão colocadas mesas para jogos, equipamentos de ginástica (academia ao ar livre), espaço para vôlei de praia e serão trocados os refletores. As vagas de estacionamento serão mantidas.

A secretária Ana Cláudia Passos, do Meio Ambiente, pasta responsável pela obra, relembra que o projeto já havia começado pelas praças do Cajá e Mármore Neto (Praça do Boneco). “São praças importantes da cidade, que precisavam de revitalização e buscamos adequar os espaços públicos, da praça, conforme a população desejava”. A secretária do Meio Ambiente disse que as árvores atuais na praça têm mais de 30 anos e precisam ser renovadas.

“Assim como nós, a árvore tem seu tempo de vida. Então o ideal é plantarmos novas árvores, nativas, que também atraem passarinhos. Com o tempo, daqui a 10, 15, 20 anos, ela já estarão do mesmo porte que estas daqui. Quando ocorrer de uma dessas mais antigas morrer, já teremos outras árvores e a praça vai continuar bela e saudável para a população”, explica Ana Cláudia.

Ana Cláudia e Diêgo Gomes acompanham o início das obras na praça

O diretor presidente da Emurc, Diêgo Gomes Rocha, explica que estão sendo investidos em torno de R$ 1,7 milhão na revitalização das três praças. “Estamos dentro do cronograma de atividades da obra. Vamos fazer a entrega das áreas em novembro”. Ele acrescenta que “será uma nova praça para a comunidade, um ambiente extremamente importante para a comunidade da zona oeste. Um presente no mês de aniversário de Vitória da Conquista”.

Morador na localidade, o pintor Walmir Silva de Oliveira, comentou que a obra é ótima para os moradores e que se torna um cartão postal da cidade. “No final de semana, as famílias vão poder levar seus filhos para poder brincar no parquinho, passar um tempo aí na praça. Isto é bom demais, nada paga isso”.

Já o cabeleireiro Daniel de Moraes destacou que a praça está em uma das principais avenidas da cidade. Esclareceu que devido à iluminação precária, está perigoso andar à noite ali. Para ele, a Prefeitura acertou com o projeto de revitalização. “Com certeza vai trazer melhorias aqui para a região”.

Walmir Silva de Oliveira (à esquerda)