O espaço continuará a sediar jogos oficiais do Campeonato Baiano

Quem passa em frente ao Estádio Municipal Lomanto Júnior, às margens da Avenida Luiz Eduardo Magalhães, pode verificar o trabalho que vem sendo executado pela Prefeitura de Vitória da Conquista para recuperar parte do muro que desabou por conta das chuvas do dia 8 de fevereiro. Alguns pés de eucalipto foram podados e as máquinas operam no local, retirando o excesso de terra trazido pela enxurrada. A partir desta quarta-feira, 27, será iniciada a escavação do alicerce, primeira etapa para a reconstrução do muro.

Mais de 40 metros do muro vieram abaixo devido à força das águas pluviais. O acúmulo de água foi causado por uma construção irregular, vizinha ao estádio, cujo proprietário, inclusive, já havia sido notificado pela Prefeitura por construir além dos limites permitidos. As primeiras providências foram tomadas de imediato: demolição da construção causadora do incidente, instalação de tapumes para manter em segurança a área interna do estádio e abertura de um canal de drenagem para possibilitar o escoamento das águas da chuva.

Com isso, a Prefeitura garante a possibilidade de o Lomanto Júnior continuar a sediar partidas oficiais do Campeonato Baiano de Futebol. Os próximos jogos estão confirmados pela Federação Baiana de Futebol: o Vitória da Conquista enfrenta a Jacuipense na quarta-feira, 27, e o Serrano recebe o Bahia de Feira no domingo, 3 de março. “Não haverá prejuízos para o estádio, para os torcedores e nem para os clubes”, assegura o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício. “A Prefeitura é a principal interessada em garantir o perfeito funcionamento do estádio. Além disso, todos os anos são feitos investimentos maciços”, acrescenta.

Trabalho de manutenção– Ao mencionar os “investimentos maciços”, o secretário se refere a uma série de melhorias levadas anualmente ao Lomanto Júnior, de modo a assegurar que o estádio esteja totalmente preparado para sediar jogos do Baianão. Trata-se, sobretudo, de um trabalho de manutenção, já que o estádio já havia sido aprovado em todos os laudos técnicos emitidos por órgãos de segurança. As melhorias envolveram a limpeza geral das instalações, a recuperação do gramado e a poda das árvores que circundam o campo.

Antes disso, a Prefeitura dotou o Lomanto Júnior com câmeras de segurança nas áreas interna e externa, o que tornou o ambiente mais seguro para torcedores, atletas e profissionais de imprensa. Um anexo foi construído no setor próximo às cabines de rádio e TV, a fim de abrigar as equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Além disso, foram construídos sanitários adaptados para pessoas com deficiências.