Meio Ambiente
Postado em 23 de outubro de 2023 as 18:11:52
Nesta segunda-feira (23), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foram mobilizadas para realizar serviços de limpeza e manutenção nas praças da cidade. As primeiras foram a praça Hercílio Lima, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, o largo localizado entre as duas vias da rua Laudionor Brasil, ambas no bairro São Vicente, e a praça do Cajá, no bairro Brasil.
Em todas, os servidores podaram arbustos, limparam os ambientes, fizeram roçagem e retiraram resíduos. “É uma manutenção de rotina”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos. “Todos os nossos servidores estão envolvidos”, disse ainda Ana Cláudia.
Os mesmos serviços foram feitos nas praças Tancredo Neves, Vítor Brito e Norberto Aurich, mas estas já são atendidas diariamente. As próximas serão a Mármore Neto, também no bairro Brasil, a Marechal Rondon, no Ibirapuera, e a praça do Panorama, além de outras do bairro Alegria e ainda uma parte da avenida Olívia Flores.
‘A praça fica bonita’
Enquanto os servidores da Semma trabalhavam na poda dos jardins da praça Hercílio Lima, a comerciante Noélia de Oliveira, 56 anos, elogiava os resultados já visíveis. “A limpeza, como eles fazem, é muito boa. Assim, a praça fica bonita”, observou ela, que é permissionária de um dos quiosques há mais de dez anos.
Noélia disse que ela e os outros comerciantes fazem o possível para manter o ambiente em ordem, disponibilizando baldes para que as pessoas depositem objetos descartados e recolhendo o que podem. No entanto, segundo ela, vários transeuntes não têm o mesmo cuidado. “A gente procura manter limpo. Agora, cabe às pessoas manterem”, ressaltou.
Outro permissionário, José Edimar Ferraz, 64 anos, mantém um quiosque na mesma praça há 23 anos. Ele afirmou que, quando a equipe da Semma passa por lá, os resultados da limpeza se refletem nas vendas. “Muita gente que vem aqui e vê a praça suja, às vezes, não compra. Mas, se está limpinha, todo mundo encosta. Minha esposa faz comida aqui, para vender, e vende tudo”, garante José.
‘Manutenção é bem-vinda’
Já num dos bancos da praça do Cajá, onde a limpeza e a manutenção já haviam sido concluídos, os mecânicos John Souza, 22 anos, e Eric Palmeiro, 19, aproveitaram um momento de descanso da oficina onde trabalham para conversar e observar o movimento. “Sempre a manutenção é muito bem-vinda. Até por questão do pessoal mesmo, de passar pela praça, achar bonito, aconchegante e parar também, né?”, comentou John. “É bem melhor quando você tem uma praça que tem uma certa atenção”.
Para Eric, a limpeza periódica feita na praça está satisfatória. “Tá legal. Tá melhor do que em vários lugares”, destacou. Ele também observou um aumento no fluxo de visitantes, após a reforma feita pela Prefeitura. “É bastante movimentado. O pessoal tá por aqui todo dia, fazendo alguma atividade, passeando com o cachorro ou comendo um lanche. Não tinha tanta gente aqui todo dia. Tá bem mudado, tá interessante, agora”, avaliou.