Entre os dias 2 e 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, está realizando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo é obter, de forma rápida, indicadores entomológicos que permitam conhecer a distribuição do vetor Aedes Aegypti em Vitória da Conquista.

Agente realiza LIRAa no Cidade Maravilhosa

Durante uma semana, todos os agentes de endemias estão mobilizados nesta ação, com a missão de visitar todos os 80 loteamentos da cidade. Para a escolha dos imóveis que serão vistoriados, a equipe de endemias utiliza o Sistema LIRAa/LIA, do Ministério da Saúde, que sorteia a quadra de cada bairro que o agente deve visitar.

Na visita ao imóvel, o agente verifica os reservatórios de água com o objetivo de encontrar larvas. Caso elas sejam encontradas, são encaminhadas para o laboratório de entomologia, a fim de confirmar se são larvas do Aedes aegypti. “A partir desse resultado, a gente direciona as providências para as localidades com maior índice de infestação. Nós programamos mutirões, tratamento focal, Ouvitrampas”, explica o coordenador de Endemias, Renato Freitas.

Nesta terça-feira (3), um dos loteamentos visitados pelos agentes de endemias foi o Cidade Maravilhosa. Na casa de Luís Paulo Silva Mota, a agente de endemias Jussilene de Jesus Santos verificou todos os reservatórios, orientou os moradores quanto aos cuidados para evitar o criatório do mosquito e explicou sobre os sintomas da doença. “O trabalho que os agentes fazem é muito importante, porque a dengue é uma doença que causa muita dor no corpo e pode até matar”, avaliou Luís.

Jussilene conversa com Luís

Como eliminar o Aedes aegypti – Para eliminar o Aedes aegypti, é importante esvaziar garrafas pet, potes e vasos, guardar pneus em locais cobertos, limpar bem as calhas de casa, manter a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, colocar areia nos pratos de vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo e não acumular sucata e entulhos.

Sintomas que podem ser dengue – Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.