Defesa Civil
Postado em 10 de abril de 2023 as 21:25:37
A partir desta terça-feira (11), o Governo Municipal dará início à distribuição de kits de assistência humanitária para as famílias atingidas por alagamentos nos últimos meses de 2022.
Em dezembro do ano passado, a prefeita Sheila Lemos decretou situação de emergência devido às chuvas intensas no município. A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) iniciou a captação de recursos na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o envio do Plano de Trabalho, contendo a população afetada e valores para a resposta ao desastre.
Após a captação dos recursos e os trâmites para aquisição dos kits, a Prefeitura começará a distribuição pelo distrito de José Gonçalves, nesta terça-feira, a 493 famílias. Ao todo, no município, serão 1.205 famílias beneficiadas. Os kits são compostos por cestas básicas, produtos de higiene, material de limpeza, kits dormitório e colchões.
A distribuição será realizada pela COMPDEC, com apoio da Guarda Municipal e do Deserg. Além de José Gonçalves, também serão beneficiadas famílias da cidade, de localidades rurais do distrito-sede, Iguá, Bate-Pé, Pradoso, Inhobim e São João da Vitória.“É importante salientar que essas comunidades foram as cadastradas já naquele período de chuva”, observou a prefeita Sheila Lemos, que vistoriou os kits na tarde desta segunda-feira (10), durante uma visita ao almoxarifado da COMPDEC.
A COMPDEC informou que foram solicitados recursos para beneficiar mais de 4 mil famílias atingidas, mas foi aprovado o repasse de R$ 1.269.908,00, que atenderá 1.205 famílias. Em razão disso, serão atendidas as famílias em situações mais críticas, sendo utilizados como critérios para o recebimento dos kits os desalojados e desabrigados, localidades que ficaram sem acesso, com maior vulnerabilidade social e sem rendas. Todas as famílias foram cadastradas durante o período das chuvas intensas, com visitas in loco, com laudos coletivos e individuais.”A Defesa Civil mandou a documentação falando dessa realidade, que somente 1.205 famílias conseguiram ser contempladas, faltando ainda 2.800 famílias. Estamos aguardando para ver se vem mais algum valor para que a gente possa fazer a entrega para todas as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas do final do ano passado e do início deste ano”, disse ainda a chefe do Executivo Municipal.
Um novo Plano de Trabalho foi produzido para beneficiar um número maior de famílias no município, mas foi liberado R$ 54.397.20 para os próximos kits. As solicitações de recursos também foram feitas à Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), órgão do Governo Estadual, mas ainda não houve resposta.
Segundo a coordenadora da COMPDEC, Rosa Freitas, a previsão é que a entrega dos kits seja concluída até o dia 19, e que a distribuição dos colchões será iniciada em seguida. Ainda de acordo com a coordenadora, a distribuição está sendo feita agora devido à necessidade de que os trâmites burocráticos fossem cumpridos. “Nós solicitamos logo depois do decreto de situação de emergência, em dezembro, e os recursos chegaram em janeiro. Porém, é um trâmite burocrático, com dispensa de licitação, cotações, enfim. Então, a gente respeita todo esse processo. Agora, que foi concluído, estamos liberados para fazer a entrega dos itens às famílias atingidas pelas chuvas”, informou.