Em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, celebrado no dia 4 de outubro, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira (8), uma manhã de confraternização com diversas atividades e um café da manhã para os agentes da rede municipal.

A prefeita Sheila Lemos esteve no evento para prestigiar a categoria e agradeceu a todos os agentes pelo trabalho incansável em favor da população. “Agradeço a cada agente que levanta todos os dias para trabalhar pensando em servir e ajudar o outro. São eles que batem de porta em porta, tomando sol e chuva, e a população conquistense agradece a cada um deles. É um trabalho extremamente importante, principalmente nessa pandemia, em que todos que trabalham na saúde salvaram vidas. Estamos aqui para servir o nosso povo e servir bem, com amor e respeito”, destacou a prefeita.

Agente Comunitária de Saúde (ACS), Luíza Coelho, 58 anos, atua há 20 anos na Atenção Básica sendo a ponte que liga os moradores da região aos serviços da unidade de saúde. “Para mim é muito gratificante, porque além de muitas amizades que eu fiz em todos esses anos, eu gosto de estar acompanhando o pessoal, gosto de conversar, levar as informações. Sempre fui muito bem recebida na casa das pessoas, amo muito o que eu faço e agradeço todo dia a Deus pelo meu trabalho”, contou a ACS.

Atuando na prevenção, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) também estão na luta diária contra o mosquito da dengue. Em 19 anos nessa missão, o agente Edmilson Santos falou sobre a relevância do seu trabalho: “Nós trabalhamos para a comunidade e nós somos a comunidade. Fazemos saúde preventiva e temos que dar de nós o melhor possível para ajudar o máximo de pessoas que a gente conseguir em todos os bairros”.

Hoje, na rede municipal de saúde, 700 agentes comunitários de saúde e de endemias seguem fazendo da solidariedade o seu trabalho e mostraram a força dessa profissão em um dos períodos mais difíceis enfrentados pelo mundo com a pandemia da Covid-19. As formas de trabalho precisaram ser reinventadas para continuar garantindo assistência à população.

A secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, relembrou que trabalhar em meio a esse cenário foi uma tarefa muito difícil e imprevisível, que só foi possível com o apoio dos agentes. “Juntos conseguimos fazer o trabalho de ajudar a nossa população da melhor forma possível, com profissionais de responsabilidade mantendo o foco naquilo que nós precisávamos. Temos os agentes como o elo com a nossa comunidade, que conhece cada região, as famílias na zona urbana e rural, e essa é a nossa forma de retribuir essa parceria e a resiliência de todos eles dia após dia”, finalizou a secretária.