Atendendo à população da zona rural, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), garantiu o abastecimento de 20 mil litros água para 15 famílias no povoado de São Joaquim, conhecido como Morro dos Macacos.

O abastecimento de água potável no povoado foi acompanhado de perto pelos servidores da Defesa Civil, que também fizeram um levantamento da situação das estradas de acesso às localidades, visando propor à secretaria competente a execução de melhorias, para não interromper o abastecimento do diversos povoados.


Desde janeiro de 2017, o Governo Municipal tem garantido, com recursos próprios, a contratação de veículos complementares de abastecimento de água para compor a Operação Carro-Pipa Municipal, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e pela Defesa Civil. A Prefeitura cobre as localidades da zona rural que não são atendidas pela Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro, e que também não contam com água encanada.


Para solicitar os serviços da Defesa Civil, como o abastecimento de água ou outro tipo de atendimento, a população pode ir até a sede, na Rua General Mascarenhas de Morais (rua lateral do Tiro de Guerra), ou pelos telefones: (77) 3421-1716 e 199.