Enquanto o Arraiá da Conquista mobiliza milhares de pessoas desde o dia 12, com shows de forró na praça Nove de Novembro e, desde terça-feira (20), também no palco do Centro Cultural Glauber Rocha, outros tantos conquistenses e visitantes vivenciam o clima junino e se dedicam aos preparativos para as festas na zona rural de Vitória da Conquista.

Confira o que está sendo preparado em três distritos do município:

São João em Bate-Pé

Bate-Pé (23 e 24)

Em Bate-Pé, a quarta edição do São João Tradição de Bate-Pé será realizada nos dias 23 e 24, na praça Ramiro Silva. Para arrecadar fundos para o evento, a comissão organizadora promoveu duas quermesses. A Prefeitura apoia a festa, responsabilizando-se pela segurança e pela cessão de enfeites juninos e de duas atrações musicais – as bandas Clima do Forró e Swingue Manhoso.

Além delas, também vão se apresentar Xamêgo Proibido, Igor Show, Wagner Santana, Pigmeu e Gilvan, o Rei da Festa. A festa terá ainda opções de lazer como pau-de-sebo, quadrilha e outras brincadeiras típicas do período junino. “É uma festa realizada a várias mãos”, garante a jornalista Paula Incau, integrante da comissão organizadora e responsável pelas ações de divulgação e marketing relacionadas ao São João Tradição de Bate-Pé.

“A expectativa está muito grande. Nosso São João tem um diferencial, pois nós fazemos o resgate das tradições juninas”, informa Paula.

Palco está montado em José Gonçalves – próxima etapa é a ornamentação

José Gonçalves – Dias 24 e 25

Os dias 24 e 25 serão de festa em José Gonçalves, cujo evento também terá duas atrações cedidas pela Prefeitura – Kipegada e Carlos Vilela. O palco já está em fase de montagem e à espera da ornamentação junina.

“A Prefeitura nos cedeu duas atrações, uma para cada dia, e com ajuda da comunidade nós conseguimos contratar outros artistas de lá da região, mesmo”, explicou o coordenador do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura) de José Gonçalves, Ramon Soares.

Assim, a programação ficou da seguinte forma: Alan Rocha, Carlinhos Montalvânia, Kipegada e Dona Flor e Seus Dois KCaiques se apresentam no dia 24, das 21h às 4h da madrugada seguinte; e, no dia 25, o palco será ocupado por Carlos Vilela, Hilton Berger e Batuque de Fole, das 22h às 4h do dia seguinte.

Moradores montam barracão junino em Inhobim

Inhobim – Dias 23, 24 e 25

Em Inhobim, as festas juninas serão nos dias 23, 24 e 25. Além do barracão, feito com madeira de eucalipto tratado, os membros da comissão de festa receberam da Prefeitura o suporte necessário para a realização do evento – aparelhagem de som, estrutura de palco, toldos e duas bandas musicais.

No dia 23, os shows começam com as duas atrações garantidas pela Prefeitura, Forró Bahia e Lino do Acordeom – seguidas por Dalto Camargo. No dia 24, apresentam-se Bruno Vilela, Bruno Pegada e Ismael Sales. Por fim, no dia 25, será a vez de G-Show e da dupla Léo e Daniel.

“O pessoal está numa expectativa muito boa. É uma estrutura que nunca teve no distrito de Inhobim. Estamos na melhor expectativa possível para que este São João seja um dos melhores, e com todo o apoio da prefeita Sheila Lemos e do Governo para Pessoas”, afirma o coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda.