Com mais de 100 servidores em ação no Centro Cultural Glauber Rocha, a Prefeitura está trabalhando nos últimos ajustes para o início do Arraiá da Conquista. A festa tem início nesta terça-feira (20), com o show de Flávio José, e vai até sexta (23), com apresentações de grandes nomes como Falamansa, Santtana e Tierry.

Por volta das 16h30, as bandas começaram a passar o som no palco da festa. “Pretendemos, às 18h, abrir os portões, porque às 19h a gente quer a banda em cima do palco, tocando para o público. A gente tá nessa expectativa de hoje o Glauber estar cheio, muita gente vindo ouvir o som de Flávio José”, afirmou o coordenador municipal de Cultura, Alcxandre Magno.

Desde o início da tarde, as equipes do Simtrans também estão na ativa. A partir das 18h, a avenida Brumado terá o acesso bloqueado nas imediações das avenidas Lomanto Júnior e Ilhéus, desviando o trecho pela Avenida Dom João VI.

O coordenador de Trânsito, Tiago Barros, deu algumas orientações para o público: “A gente recomenda que a pessoa se desloque pelo transporte coletivo, ou venha de táxi ou de carro de aplicativo. No entanto, que a pessoa não venha com veículo, porque as vagas de estacionamento são poucas no entorno, e não dispõe de nenhum estacionamento privado. O transporte público vai estar operando normalmente, vai desviar aqui, apenas no trecho da frente do Glauber Rocha, mas o roteiro vai continuar normal. E no mais, é não ingerir bebida alcoólica e associar com direção, pra gente ter um São João tranquilo e de paz.”

Um efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) também está em operação no Centro Glauber Rocha desde às 8h. À noite, 80 guardas vão atuar na parte interna da festa, apoiando a ação da Polícia Militar, e também externamente, auxiliando o Simtrans. “A gente pede às pessoas que vêm utilizar o espaço Glauber Rocha que não tragam objetos que possam provocar acidentes, por exemplo, garrafas de vidro, porque vamos fiscalizar. Ou então qualquer objetivo perfurocortante”, alertou o comandante da GCM, Cristóvão Lemos.

Quem também está trabalhando nos últimos preparativos são os empreendedores que ocuparão os 50 espaços de comercialização de comidas e bebidas durante a festa. Uma delas é Sheila Paixão, que vai participar pela segunda vez do Arraiá da Conquista.“A expectativa é das melhores. A gente espera um grande público, muitos visitantes. Eu fiquei sabendo que a cidade tá repleta de visitantes, pessoas que já moraram aqui, ou tem familiares e voltaram pra passear e também participar do show e se deliciar com nossas comidas. Eu vou estar vendendo salgados fritos, mas tem diversas barraquinhas com comidas típicas – amendoim, licor, quentão, diversas iguarias – e, com certeza, muita música boa”, disse.

Hoje, Flávio José deve subir ao palco às 23h. Além dele, também se apresentam Liv Moraes, Lara Amélia e Val Macambira. Amanhã (21), é a vez de se apresentarem Falamansa, Forró da Gota, Rege de Anagé, Ito Moreno e Banda Carcará. Já na quinta (22), o público irá assitir aos shows de Santanna, Flor de Imbuia, Amantes do Forró e Forró do Mariá. Para fechar a programação, na sexta-feira (23) a festa será comandada por Tierry, Robertinha, Forró Chegança e Jô Almeida.

Além dos shows no Centro Cultural Glauber Rocha, o Arraiá da Conquista também está acontecendo desde o dia 12 de junho na praça Nove de Novembro. Entre os dias 23 e 25, também haverá São João nos distritos. Veja a programação completa.