Em visita às obras do novo aeroporto, o Governo Municipal colaborou com os estudos do Derba para a instalação de novas vias de acesso entre os lados do novo aeroporto

Com o avanço das obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no povoado de Pé de Galinha, três estradas vicinais que cortam aquela área serão interditadas para garantir a segurança e o andamento das obras. As estradas são as que ligam o povoado de Simão ao distrito de Iguá e ao povoado de Giboeiro e a outra é a do povoado Quatis dos Fernandes.

Equipe do Governo Municipal, do Derba e do consórcio Top/Paviservice visitam as obras

Para não interferir na rotina dos moradores, o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba), a Prefeitura Municipal e o consórcio Top/Paviservice responsável pela construção do aeroporto estão estudando a construção de novas vias. “A comunidade reconhece a importância socioeconômica da obra e do fechamento das vias, o que já estava planejado. Esta é uma ação positiva e demonstra que as obras estão em curso”, destacou o vice-prefeito Joás Meira, que integrou a comitiva durante a visita ao canteiro de obras.

Segundo o engenheiro Luís Machado, a interdição acontece nessa etapa das obras por uma questão de segurança. “Essas vias precisam ser fechadas porque muitas pessoas têm ido ao canteiro de obras verificar o andamento da construção e, às vezes, veículos passam muito próximo das máquinas, sendo uma medida para evitar acidentes, bem como para contribuir com a segurança do patrimônio da empresa e o andamento normal dos serviços”, destacou.

De acordo com o coordenador de construção do Derba, Roberto Almeida, será feito um mapeamento das vias da região para que sejam construídas novas vias, interligando as já existentes. “Faremos algo em comum acordo com os moradores e proprietários de fazendas da região, com a Prefeitura e com a empresa responsável pela construção para que o andamento dos serviços e a população não sejam prejudicados”, afirmou o coordenador.

A visita foi acompanhada ainda pelos secretários de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, e de Infraestrutura Urbana, Débora Rocha, pelo chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, além de representantes do Derba.

Reunião com proprietários e moradores da área

Reunião com proprietários – Para ouvir os proprietários de terras no entorno do aeroporto quanto às melhores opções para a realização da abertura de novas vias, o Governo Municipal se reuniu com representantes da comunidade na noite dessa segunda-feira, 1º. “O projeto do aeroporto, desde o seu início, foi construído coletivamente, sempre ouvindo lideranças, movimentos e a sociedade e nesse momento não seria diferente”, disse o secretário municipal de Administração, Gildásio Silveira, que representou o prefeito Guilherme Menezes durante a reunião.

Vital Correia

Morador do povoado do Simão, o produtor rural Vital Correia ressaltou a importância da reunião. “Com essa reunião a gente começa a definir o acesso e atende a todos os interessados, ainda bem que a gente está decidindo com todos juntos”, declara.

Gal Rebouças

Proprietária de uma área na região do novo aeroporto, a senhora Gal Rebouças falou sobre a necessidade de viabilizar o quanto antes as novas vias. “Conversando a gente chega a um denominador comum e já estamos nos entendendo”, diz ela, avaliando a reunião como positiva.

O vereador Arlindo Rebouças acompanhou a reunião entre os moradores e a Prefeitura.