Equipes vistoriaram canais de drenagem da Zona Oeste, entre eles, o do Loteamento Remanso (acima)

Em companhia de integrantes da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), analistas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) prosseguiram, nesta quarta-feira (26), com as visitas aos canais de drenagem danificados pelas chuvas intensas de 2021 e 2022, os quais foram apresentados no plano de trabalho que detalha os pontos mais afetados pelas chuvas. As vistorias continuarão nesta quinta-feira (27).

A programação tem como objetivo a busca por recursos federais para reconstrução da infraestrutura de drenagem da cidade, por isso, os técnicos da Sedec estão verificando, in loco, tudo o que está descrito no plano de trabalho elaborado pela Compdec.

A equipe chegou a Vitória da Conquista na terça-feira (25) e após uma reunião com representantes do Governo Municipal, seguiu para uma visita ao canal de drenagem da Avenida Yolando Fonseca, no bairro Jurema. Hoje, foram visitados os canais de drenagem localizadas na Zona Oeste de Vitória da Conquista – incluindo o principal deles, situado nas imediações da Lagoa das Bateias, nas três seções: entre a Lagoa das Bateias e a Avenida Brumado; no bairro Urbis IV, entre o Caic e a Avenida Brumado; e o da parte de cima, que vai do Caic ao Sesc.

Segundo a Compdec, o canal que fica no Loteamento Remanso, que também despeja as águas pluviais na Lagoa das Bateias, é o que mais apresenta danos causados pelas chuvas. Diante da situação, a equipe da Defesa Civil local se mostrou otimista em relação à aprovação do pleito por recursos. “Estamos numa expectativa positiva em relação à aprovação por parte dos técnicos da Sedec, uma vez que tivemos dois eventos sucessivos de desastres relacionados a chuvas intensas”, informou o engenheiro Gabriel Queiroz, referindo-se às precipitações do ano passado e do anterior.

“Há uma possibilidade muito alta de que seja aprovada a reconstrução de todo o perímetro do canal do Loteamento Remanso. Vamos começar a trabalhar em cima dos ajustes solicitados”, prosseguiu Gabriel.

A partir da aprovação do pleito, a Compdec tem um prazo de 190 dias para organizar toda a documentação necessária e enviar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, onde o plano de trabalho será avaliado. A aprovação, pelo Ministério, implicará no empenho e, em seguida, na liberação dos recursos para o município.

“Estamos tendo um bom diálogo em relação a essa aprovação. Após o retorno deles, vamos trabalhar na composição dos documentos solicitados, na atualização dos relatórios e dos croquis que apontam os danos. E também na atualização orçamentária por parte dos projetos que estão sendo desenvolvidos”, explicou o engenheiro.

A coordenadora da Compdec, Rosa Freitas, informou que o Governo Municipal já solicitou, desde 2021, um repasse da ordem de R$ 12 milhões, e que a visita dos analistas da Sedec é importante para que a real situação do município seja verificada e os procedimentos burocráticos para a liberação dos recursos sejam agilizados.